Histórico
No ano de 2010, mediante análises e estudos, foi identificado um enorme potencial na área da Educação Física para este tipo de proposta realizada em rede com o intuito de capacitar professores da Rede Pública em serviço. Essa valorização se deve ao fato desse tipo de programa combater um dos problemas mais endêmicos da educação brasileira, qual seja: a falta de políticas públicas de apoio ao trabalho docente na Educação Básica – Educação Infantil – Ensino Fundamental e Ensino Médio.
No ano de 2014, a proposta foi reapresentada com enfoque exclusivo na área de concentração em Educação Física Escolar e nas linhas de pesquisa direcionadas a cada uma das três etapas de escolarização: Movimento na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A estrutura curricular estabelecida, tinha a intenção de contemplar as necessidades da intervenção profissional de um professor mestre, atuante nas diferentes etapas da educação básica.
O Projeto do Curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional- ProEF foi aprovado pelo Parecer CONSU nº 03, de 28/04/2016 e criado pela Resolução CONSU nº 04/2016 da mesma data, a partir da publicação no Diário Oficial Poder Executivo do Estado de SP – Seção I (São Paulo, 30 de março de 2016, 126 (58), p. 75-76) do Edital para oferta nacional em rede e coordenado pela UNESP.
Dando continuidade às ações inicialmente propostas, em 2016 foi realizado o processo seletivo em todos os polos que manifestaram interesse pelo curso, ofertando 181 vagas para os candidatos interessados no mestrado. A seleção foi realizada pela Fundação para o Vestibular da Unesp – VUNESP, que apresenta expertise na realização dessa atividade avaliativa. Os dados do processo seletivo foram amplamente divulgados em nível nacional e encontram-se disponíveis para consulta no endereço https://www.vunesp.com.br/IBCI1601 onde são disponibilizados os editais, documentos, provas e gabarito.
No Edital do processo seletivo estava previsto o encerramento do referido processo em 12/08/2016 e não mencionava a data de início do curso. No ano de 2017, houve manifestações por parte da Capes das dificuldades enfrentadas com os cortes efetivados e a diminuição dos recursos destinados para este projeto, sendo necessário a reelaboração da planilha de custos e negociações para viabilizar a sua implementação.
A propositura do programa percorreu um longo trajeto com diligências e trâmites que impediram o início das suas atividades como previsto inicialmente. Em 31 de janeiro de 2018, por indução da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP foi constituído o Conselho Gestor do qual fizeram parte docentes da UNESP dos campus de Presidente Prudente, Bauru e Rio Claro, Unidades Universitárias com curso de graduação em Educação Física, sendo indicado para a coordenação as Professoras Drª Denise Ivana de Paula Albuquerque e Maria Candida Soares Del-Masso, coordenadora e vice-coordenadora, respectivamente. Tal atitude teve como objetivo a otimização do tempo, as respostas às inúmeras diligências dos alunos selecionados e o início do curso em 02 de abril de 2018.
A aula inaugural do ProEF, que marcou oficialmente o início do programa, aconteceu no dia 13 de abril de 2018, na sede do Núcleo de Educação a Distância – NeaD – UNESP, localizado na cidade de São Paulo, com a presença dos docentes das diferentes Instituições Associadas, Pró-Reitor de Pós-graduação da UNESP, que também representou o reitor da Universidade, e alunos que acompanharam a aula inaugural a distância com suporte e acompanhamento em tempo real pelo Grupo de Tecnologia da Informação do NEaD-UNESP.
Com esta meta cumprida, o ProEF supre uma lacuna no processo de formação de professores da Educação Básica, possibilitando assim o acesso equitativo a uma formação stricto sensu para os professores da rede pública em efetiva docência.
Além da Unesp, outras IES estão associadas à proposta, compondo assim o Mestrado Profissional em Rede. Assim, o PROEF foi constituído por uma Rede Nacional de IES distribuídas em Polos distribuídos em diferentes regiões do país.
Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 41 mestres e conta com 43 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.
Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:
Período 2022-2024
Coordenador: Nelson Figueiredo de Andrade Filho
Coordenador-Adjunto: Erineusa Maria da Silva
Período 2020-2022
Coordenador: Ubirajara de Oliveira
Coordenador-Adjunto: Ana Carolina Capellini Rigoni
Período: 2016-2020
Coordenador: Nelson Figueiredo de Andrade Filho
Coordenador-Adjunto: Ubirajara de Oliveira
Histórico do conceito CAPES do programa:
Conceito 3