Histórico
No ano de 2010, mediante análises e estudos, foi identificado um enorme potencial na área da Educação Física para este tipo de proposta realizada em rede com o intuito de capacitar professores da Rede Pública em serviço. Essa valorização se deve ao fato desse tipo de programa combater um dos problemas mais endêmicos da educação brasileira, qual seja: a falta de políticas públicas de apoio ao trabalho docente na Educação Básica Educação Infantil Ensino Fundamental e Ensino Médio.
No ano de 2014, a proposta foi reapresentada com enfoque exclusivo na área de concentração em Educação Física Escolar e nas linhas de pesquisa direcionadas a cada uma das três etapas de escolarização: Movimento na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A estrutura curricular estabelecida, tinha a intenção de contemplar as necessidades da intervenção profissional de um professor mestre, atuante nas diferentes etapas da educação básica.
O Projeto do Curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional- ProEF foi aprovado pelo Parecer CONSU nº 03, de 28/04/2016 e criado pela Resolução CONSU nº 04/2016 da mesma data, a partir da publicação no Diário Oficial Poder Executivo do Estado de SP Seção I (São Paulo, 30 de março de 2016, 126 (58), p. 75-76) do Edital para oferta nacional em rede e coordenado pela UNESP.
Dando continuidade às ações inicialmente propostas, em 2016 foi realizado o processo seletivo em todos os polos que manifestaram interesse pelo curso, ofertando 181 vagas para os candidatos interessados no mestrado. A seleção foi realizada pela Fundação para o Vestibular da Unesp VUNESP, que apresenta expertise na realização dessa atividade avaliativa. Os dados do processo seletivo foram amplamente divulgados em nível nacional e encontram-se disponíveis para consulta no endereço https://www.vunesp.com.br/IBCI1601 onde são disponibilizados os editais, documentos, provas e gabarito.
No Edital do processo seletivo estava previsto o encerramento do referido processo em 12/08/2016 e não mencionava a data de início do curso. No ano de 2017, houve manifestações por parte da Capes das dificuldades enfrentadas com os cortes efetivados e a diminuição dos recursos destinados para este projeto, sendo necessário a reelaboração da planilha de custos e negociações para viabilizar a sua implementação.
A propositura do programa percorreu um longo trajeto com diligências e trâmites que impediram o início das suas atividades como previsto inicialmente. Em 31 de janeiro de 2018, por indução da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP foi constituído o Conselho Gestor do qual fizeram parte docentes da UNESP dos campus de Presidente Prudente, Bauru e Rio Claro, Unidades Universitárias com curso de graduação em Educação Física, sendo indicado para a coordenação as Professoras Drª Denise Ivana de Paula Albuquerque e Maria Candida Soares Del-Masso, coordenadora e vice-coordenadora, respectivamente. Tal atitude teve como objetivo a otimização do tempo, as respostas às inúmeras diligências dos alunos selecionados e o início do curso em 02 de abril de 2018.
A aula inaugural do ProEF, que marcou oficialmente o início do programa, aconteceu no dia 13 de abril de 2018, na sede do Núcleo de Educação a Distância NeaD UNESP, localizado na cidade de São Paulo, com a presença dos docentes das diferentes Instituições Associadas, Pró-Reitor de Pós-graduação da UNESP, que também representou o reitor da Universidade, e alunos que acompanharam a aula inaugural a distância com suporte e acompanhamento em tempo real pelo Grupo de Tecnologia da Informação do NEaD-UNESP.
Com esta meta cumprida, o ProEF supre uma lacuna no processo de formação de professores da Educação Básica, possibilitando assim o acesso equitativo a uma formação stricto sensu para os professores da rede pública em efetiva docência.
Além da Unesp, outras IES estão associadas à proposta, compondo assim o Mestrado Profissional em Rede.
Assim, o PROEF foi constituído por uma Rede Nacional de IES distribuídas em Polos distribuídos em diferentes regiões do país:
Polo 01 Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciência e Tecnologia, campus de Presidente Prudente PROPONENTE
Polo 02 Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências, campus de Bauru
Polo 03 Universidade Estadual Paulista UNESP Instituto de Biociências, campus de Rio Claro
Polo 04 Universidade Federal de Mato Grosso UFMT
Polo 05 Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco UPE
Polo 06 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande UNIJUÍ
Polo 07 Universidade Federal de Goiás UFG
Polo 08 Universidade Federal de São Carlos UFSCar
Polo 09 Universidade Estadual de Maringá UEM
Polo 10 Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN
Polo 11 Universidade de Brasília UnB
Polo 12 Universidade do Espirito Santo UFES
Polo 13 Universidade Federal de Minas Gerais UFMG
Polo 14 Rio de Janeiro (alunos agregados ao Polo 01 Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciência e Tecnologia, campus de Presidente Prudente).
Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 10 mestres e conta com 2 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.
Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:
Período: 2016-2020
Coordenador: Nelson Figueiredo de Andrade Filho
Coordenador-Adjunto: Ubirajara de Oliveira