Áreas de concentração e linhas de pesquisa

ÁREA 1 - ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Reúne estudos que discutem a inserção da Educação Física na escola, os processos de formação profissional e a história da Educação Física. Com base nas teorias das ciências sociais e humanas investigam as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento, com vistas a compreensão de suas relações com a Educação Física.

LINHAS DE PESQUISA:
1.1 Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente
Descrição: Pesquisa o currículo, as práticas pedagógicas e a formação docente, inicial e continuada, em educação física na interação com os cotidianos escolares e não escolares. Discute a formação e a autoformação docente, as concepções de currículo, a profissão magistério, os processos de inclusão e a intervenção docente na educação básica e no ensino superior. Estuda a produção de conhecimentos pedagógicos em educação física nos contextos escolares e não escolares.
Docentes vinculados à linha: Amarílio Ferreira Neto, André da Silva Mello, Felipe Quintão de Almeida, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá e Zenólia Christina Campos Figueiredo.

1.2 Estudos Históricos e Socioculturais da Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde
Descrição: Contempla o estudo e a investigação de caráter histórico e sociocultural das manifestações da Educação Física, do esporte, do lazer, das práticas corporais e da saúde, voltadas a diferentes públicos e contextos.

Docentes vinculados à linha: Amarílio Ferreira Neto, Ana Carolina Capellini Rigoni, Antonio Jorge Gonçalves Soares, Ileana Wenetz, Ivan Marcelo Gomes, Liana Abrão Romera, Mariana Zuaneti Martins, Maurício dos Santos de Oliveira, Omar Schneider, Otávio Guimarães Tavares da Silva.

1.3 Educação Física, Corpo e Movimento Humano
Descrição: Fundamentos sócio-filosóficos para a análise dos processos sociais contemporâneos relacionados com a cultura corporal de movimento, bem como, para formulações teórico-conceituais relativas à educação física, ao corpo e ao movimento humano.
Docentes vinculados à linha: Felipe Quintão de Almeida e Ivan Marcelo Gomes.

ÁREA 2 – EDUCAÇÃO FÍSICA, MOVIMENTO CORPORAL HUMANO E SAÚDE

Desenvolve estudos sobre os fatores biológicos do movimento corporal, saúde e qualidade de vida, com ênfase nos aspectos morfofuncionais, biomecânicos e epidemiológicos a partir das contribuições das ciências da saúde.

LINHAS DE PESQUISA:
2.1 Aspectos Biomecânicos e Respostas Fisiológicas ao Movimento Corporal Humano
Descrição: Investiga os efeitos agudos e crônicos do movimento corporal humano no sistema cardiorrespiratório com ênfase no estudo das variáveis hemodinâmicas (cronotrópicas, pressóricas), ventilatórias e morfofuncionais, admitindo-se também modelo animal. Estuda variáveis cinemáticas do movimento humano e da respiração e suas relações com as atividades físico-esportivas, processos patológicos e reabilitação.

Docentes vinculados à linha: Adriano Fortes Maia, Danilo Sales Bocalini, Luciana Carletti, Natalia Madalena Rinaldi, Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de Aquino e Rodrigo Luiz Vancini.

2.2 Fisiologia, Bioquímica e Exercício em Modelos Experimentais
Descrição: Investigação de aspectos funcionais e mecanismos moleculares envolvidos nos agravos promovidos pelo sedentarismo e diferentes estilos de vida. Entendimento dos mecanismos relacionados à etiologia e fisiopatologia das doenças, bem como, o estabelecimento de estratégias de prevenção e/ou atenuação a partir do exercício físico.

Docentes vinculados à linha: Adriano Fortes Maia, Ana Paula Lima Leopoldo, André Soares Leopoldo, Danilo Sales Bocalini, Lucas Guimarães Ferreira e Richard Diego Leite.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.