Grade curricular

Mestrado
Para obtenção do título de mestre/a em Educação Física será exigido que o/a acadêmico/a cumpra vinte e quatro créditos em disciplinas e mais doze créditos na elaboração de dissertação. Dezesseis créditos são de cumprimento obrigatório no curso de mestrado, correspondentes às seguintes disciplinas: Ciência e Método, Epistemologia da Educação Física, Metodologia da Pesquisa em Educação Física, Seminário de Projetos e Docência Supervisionada.
 
Doutorado:
Para obtenção do título de doutor/a em Educação Física será exigido que o/a acadêmico/a cumpra trinta e seis créditos em disciplinas e mais dezesseis créditos na elaboração de tese. Dezoito créditos são de cumprimento obrigatório no curso de doutorado, sendo que dezesseis créditos correspondem a quatro disciplinas, duas para todos os estudantes, independente da área de concentração, duas específicas da área de concentração em que está vinculado e dois créditos que correspondem ao estágio de docência supervisionada.
São disciplinas obrigatórias comuns às duas áreas de concentração: Docência no ensino superior e Epistemologia e política científica da área da Educação Física.
São disciplinas obrigatórias específicas para discentes da área “Estudos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física”: Tópicos avançados em pesquisa pedagógica em Educação Física e Tópicos avançados em pesquisa sociocultural em Educação Física.
São disciplinas obrigatórias específicas para discentes da área “Educação Física, Movimento Corporal Humano e Saúde”: Tópicos avançados em pesquisa fisiológica sobre o movimento corporal humano e Tópicos avançados em pesquisa sobre saúde e movimento corporal humano.
 
O programa também oferece disciplinas optativas para os dois cursos:
Aplicações dos métodos biomecânicos para análise de movimento
Aspectos metodológicos e fisiologia do treinamento de força
Bases Moleculares do Metabolismo Energético
Bioestatística
Educação Física e Cotidiano Escolar
Educação Física e Currículo
Educação Física e Esporte
Educação Física e Infâncias
Educação Física e Teoria Política
Educação Inclusiva Ativa
Escolarização da Educação Física
Estudos Socioculturais da Cultura Corporal de Movimento
Filosofia da Educação
Formação Docente e Currículo em Educação Física
Formação Docente em Educação Física
História da Educação Física
Narrativas e o cotidiano na Educação Infantil
Pedagogia e Educação Física I
Perspectivas sociológicas em diálogo com a Educação Física
Pesquisa em História Cultural da Educação Física Brasileira
Politica de avaliação educacional e seus dilemas na América Latina
Políticas do Corpo na modernidade
Práticas Avaliativas na Educação Física Escolar
Práticas corporais de aventura na infância
Redação Científica Aplicada a Área da Saúde
Risco, Saúde e Sociedade
Teorias Sociais Contemporâneas: Zygmunt Bauman e Axel Honneth
Tópicos Especiais em Aspectos Biomecânicos no Controle do Movimento Humano
Tópicos Especiais em Avaliação Aeróbica e da Função Muscular
Tópicos Especiais em Educação Física com a Educação Infantil
Tópicos Especiais em Educação Física, Diferença e Inclusão
Tópicos Especiais em Educação Física e Cultura Popular na América Latina
Tópicos Especiais em Fisiologia Cardiovascular
Tópicos Especiais em Pedagogia do Esporte e Ginástica
Tópicos Especiais: Fisiologia, Educação Física, Nutrição e Obesidade
Tópicos Especiais: Fundamentos da Pedagogia de Paulo Freire
Tópicos Especiais: História da Educação Física: teorias, métodos e fontes
Tópicos Especiais: Lazer, prevenção e uso de drogas na perspectiva sociológica
Tópicos Especiais: Políticas do corpo e da Educação Física na América do Sul
Tópicos Especiais: Técnicas de laboratório em fisiologia e bioquímica
Valores, Normas e Esportes
Transparência Pública
Acesso à informação

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