Planejamento estratégico

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UFES), desde 2012, antes mesmo das exigências da CAPES, já havia estabelecido sua política de autoavaliação e planejamento estratégico por meio da introdução do Programa de Melhoria da Pós-Graduação, denominado PROPOS. O objetivo do PROPOS é a melhoria gradual do conceito CAPES dos PPGs. A proposta central do programa é implantar o planejamento estratégico em cada PPG, estabelecendo metas de desempenho que considerem os critérios das 50 áreas de avaliação da CAPES e as recomendações descritas nas fichas de avaliação da DAV.

Entretanto, em 2019, a UFES iniciou uma revisão dos seus procedimentos de autoavaliação e planejamento estratégico, incorporando as diretrizes da CAPES e adaptando os procedimentos do PROPOS às novas normas de avaliação. As duas principais mudanças nos procedimentos da UFES envolvem a incorporação da avaliação de egressos e a introdução de "perguntas norteadoras", conforme explicitadas pela CAPES em seu documento de diretrizes para autoavaliação.

Com a divulgação das novas normas de avaliação e diretrizes pela CAPES, que estabelecem requisitos específicos para a Autoavaliação e o Planejamento Estratégico dos PPGs, a UFES revisou novamente os procedimentos utilizados no PROPOS em 2024. As principais mudanças incluem a criação de uma Comissão Interna pelos PPGs, a Consultoria de Avaliador Externo e a implementação da Meta-Avaliação.

Diante disso, uma das primeiras ações do nosso Programa para atender às demandas definidas pelo PROPOS foi a constituição de uma Comissão Permanente de Planejamento Estratégico e Autoavaliação. Essa Comissão é composta pelos membros do Comitê Gestor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES que é constituído pela Coordenação do Programa, um docente de cada Área de Concentração e a representação estudantil (um representante do curso de Mestrado e outro do Doutorado). A responsabilidade da Comissão foi conduzir o processo de autoavaliação e elaborar o planejamento estratégico. Além disso, a Comissão teve as seguintes atribuições:

  • Estabelecer critérios e indicadores para monitorar as ações previstas no planejamento estratégico do PPGEF/UFES.

  • Aplicar um questionário para docentes, discentes e egressos, realizando os ajustes necessários em razão de aspectos conjunturais internos ou externos à Universidade e ao Programa, bem como em função do próprio processo de aprendizado acumulado ao longo dos anos.

Dessa forma, as atividades de Planejamento Estratégico incorporaram de maneira explícita o alinhamento entre o PDI/UFES, o Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFES e autoavaliação realizada em nosso PPG. Enquanto o PDI/UFES e o Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFES abordam questões fundamentais da instituição, como estrutura organizacional, prioridades de investimento, processos de trabalho e orçamento, o Planejamento Estratégico do PPGEF/UFES é mais conciso e objetivo, concentrando-se nas ações necessárias para a melhoria do nosso Programa. Para tanto, a Comissão adotou a matriz SWOT como uma ferramenta de análise sistemática, que permite avaliar elementos essenciais e oferecer subsídios para o estabelecimento de metas a serem incorporadas no Planejamento Estratégico.

A matriz SWOT foi utilizada para analisar os Strengths (Forças), as Weaknesses (Fraquezas), as Opportunities (Oportunidades) e as Threats (Ameaças) a serem enfrentadas pelo nosso PPG. Esta ferramenta proporcionou uma leitura das forças e fragilidades presentes no ambiente interno, assim como oportunidades e ameaças no ambiente interno e externo. Assim, permitiu que a Comissão elaborasse estratégias para melhorar o desempenho organizacional do PPGEF/UFES, estabelecendo metas para o quadriênio 2021-2024 e, projetando também, o próximo. As fontes para realização do SWOT são: autoavaliação, acompanhamento de egressos, documento de área e PROPOS.

O trabalho da Comissão resultou num relatório que tem como objetivo revisar e formalizar o diagnóstico estratégico, bem como os objetivos do PPGEF/UFES articulados com a sua missão, estabelecendo uma referência para a condução das ações internas do programa.

Cabe ressaltar, que o presente relatório foi debatido e validado por todos os membros da Comissão e, posteriormente, submetido à discussão e votação pelo colegiado do PPGEF/UFES. Nesse contexto, o Planejamento Estratégico está fundamentado no Relatório de Autoavaliação do Programa, referente ao período 2021-2024. Assim, após a implementação desse processo, foram realizadas análises críticas, com a participação do Colegiado do Programa e de avaliadores externos, com o objetivo de oferecer subsídios para o estabelecimento de metas a serem incorporadas no Planejamento Estratégico. Tais metas foram definidas a partir de um planejamento realizado para atender aos aspectos destacados pelos indicadores de avaliação da Pós-Graduação. Dessa forma, o relatório apontou as seguintes metas:

  • Manter um permanente diálogo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/UFES), com o intuito do PPGEF/UFES estar conectado ao planejamento estratégico institucional. As ações em torno dessa meta se materializaram por meio da participação na Câmara de Pesquisa e na Câmara de Pós-Graduação da UFES, mantendo o Programa em sintonia com tais ações institucionais. Além disso, a PRPPG/UFES estabeleceu um calendário de reuniões anuais com o PPGEF/UFES, que permitiu maior aproximação para resolução de problemas e maior articulação e acompanhamento das ações desenvolvidas no Programa;

  • Focar em ações que procurassem sanar as fragilidades apontadas na avaliação do quadriênio anterior em relação aos desafios na formação de pós-graduandos e na produção intelectual, bem como no impacto socioeconômico e cultural esperado do PPGEF/UFES em função de sua potencialidade e nível de inserção (regional, nacional e internacional).

Ressaltamos que o PPGEF/UFES promove sistematicamente a autoavaliação como um instrumento de regulação — tanto interna quanto externa — imprescindível para o sucesso do Programa no cumprimento de seus objetivos e para o reconhecimento social e acadêmico. A regulação interna caracteriza-se como uma iniciativa da instituição que busca a qualificação contínua de suas ações, repercutindo externamente como um processo de prestação de contas à sociedade.

Para isso, nossos discentes participam ativamente de nossas reuniões de avaliação, contribuindo coletivamente para a construção do Planejamento Estratégico. Além disso, o instrumento de acompanhamento dos egressos proporciona um espaço para críticas e sugestões, essenciais para a melhoria de nosso trabalho. Essas informações servem como base orientadora para a definição das Metas do Planejamento Estratégico.

Para alcançar tais metas, o PPGEF/UFES estabeleceu ações estratégicas nas áreas acadêmica, captação de recursos, revisão de currículos e incentivo à produção científica e tecnológica e, alinhados com as exigências da avalição quadrienal, destacamos alguns aspectos:

  1. O PPGEF/UFES acompanhou sistematicamente a coerência entre os projetos de pesquisa dos seus docentes com as linhas de pesquisa do Programa, além dos trabalhos discentes nesta articulação. Orientamos que cada docente não poderia ter mais que dois projetos de pesquisa cadastrados no Programa, sanando assim um problema apontado na avaliação do quadriênio anterior. Além disso, em relação ao corpo docente, a coordenação realizou um acompanhamento com os docentes para garantir coerência entre as Áreas de Concentração, Linhas de Pesquisa, Projetos de Pesquisa e Produto Final. A meta futura é garantir, cada vez mais, consistência interna às atividades do Programa em torno de sua identidade. Para tanto, a estratégia é seguir em diálogo permanente com os docentes, discentes e egressos, fazendo as modificações e/ou ajustes necessários para garantir a coerência pretendida.

  2. O Seminário Avaliativo do PPGEF, realizado em 2024, também apontou a necessidade de extinção de uma linha da área “Estudos pedagógicos e Socioculturais da Educação Física” e a reorganização das linhas da área “Educação Física, Movimento Corporal Humano e Saúde” para o próximo quadriênio (2025-2028). Essa também foi uma meta alcançada por meio do planejamento estratégico, pois havia sido indicado como um ponto a ser aprimorado pelo PPGEF/UFES na avaliação anterior.

  3. A infraestrutura também foi otimizada com a reforma de laboratórios de vários grupos de pesquisa, a implementação de novos equipamentos e a reposição de outros equipamentos. Além disso, foi inaugurada uma sala de videoconferências do PPGEF com excelentes equipamentos para realização de aulas com professores estrangeiros, bancas com convidados não presenciais e eventos online. Durante o próximo quadriênio (2025-2028), há a pretensão de ampliação dessa sala de videoconferências para potencializar ainda mais o seu uso.

  4. Também foi realizada uma constante análise dos outros itens que compõem o relatório de avaliação do PPGEF/UFES e que haviam sido muito bem avaliados no quadriênio anterior. A Coordenação tem como meta, no próximo quadriênio, o escrutínio constante do PPGEF/UFES para torná-lo cada vez mais coeso em sua estrutura acadêmica e proposta curricular, ampliado seu impacto e objetivando se tornar um programa de excelência com Conceito 6. Uma estratégia a este respeito, já utilizada no quadriênio que se encerra, é aperfeiçoar a política da autoavaliação.
    O seu reconhecimento e fortalecimento contribuem para o amadurecimento profissional e acadêmico entre os participantes, além de indicar caminhos para as futuras ações institucionais. Essa é uma atividade que requer um processo de autocrítica, compreendendo que seu objetivo é melhorar a qualidade das atividades exercidas no contexto do PPGEF/UFES.

  5. No que se refere à formação oferecida no PPGEF/UFES, o nosso plano estratégico focou determinados aspectos. Na avaliação do quadriênio anterior (2017-2020), foi identificada uma baixa participação dos nossos discentes em eventos e as respectivas produções vinculadas. Desta forma, uma das metas da coordenação foi estimular a participação em eventos dos discentes com a apresentação e publicação de trabalhos em anais com seus respectivos orientadores.
    Essa meta foi materializada com a destinação quase completa dos recursos advindos de um Edital específico da Capes (Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Estratégico de Consolidação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Acadêmicos para participação em eventos científicos - Portaria Capes n. 155/22). Foi disponibilizado o valor de R$ 50.000,00 para custear passagem, hospedagem e inscrições em eventos científicos, beneficiando 32 discentes do Programa no quadriênio 2021-2024.
    Nesse sentido, também destacamos a realização do I Congresso de Pesquisa em Educação Física da Ufes (https://www.copef.pro/), que contou com ampla participação de discentes e docentes do PPGEF/UFES, do PROEF e de discentes e docentes dos cursos de licenciatura e bacharelado da UFES. No referido evento, foram apresentados 142 trabalhos (https://www.copef.pro/anais-do-evento).
    Neste item formativo, o PPGEF/UFES estabeleceu, também, diretrizes para que todos os docentes do Programa oferecessem disciplinas ao longo do quadriênio. Tal meta foi alcançada a partir do acompanhamento sistemático da coordenação.

  6. Fez parte do planejamento estratégico aumentar a oferta de atividades extracurriculares, oferecendo aos alunos experiências acadêmicas além das disciplinas do currículo e do projeto de pesquisa, como palestras, conferências, minicursos, simpósios, capacitações etc. A estratégia, neste caso, é atuar para que essas atividades, já existentes, se incrementem cada vez mais.

  7. Outra ação importante é uma política de aproximação dos egressos por meio do acompanhamento da sua situação profissional, perspectivando como o PPGEF/UFES impactou na sua formação. Em termos estratégicos, a Coordenação do Programa desenvolveu um questionário online a ser respondido pelos egressos. As informações produzidas neste questionário podem ser acessadas no relatório de autoavaliação anexado à Plataforma Sucupira e eles servem para orientar, no próximo quadriênio, uma política de acompanhamento dos egressos do PPGEF/UFES.

  8. No que se refere aos docentes, o PPGEF/UFES estabeleceu como meta fortalecer ainda mais o envolvimento dos seus docentes permanentes na orientação dos discentes de graduação. Para tanto, tem incentivado, como estratégia, a atuação dos docentes permanentes do PPGEF/UFES em projetos que envolvam os cursos de Graduação (Residência Pedagógica, Pibid, Iniciação Científica, PET, Trabalho de Conclusão de Curso etc., são exemplos nessa direção), o que gerou um incremento importante neste quesito. A Coordenação estabeleceu como meta a elaboração de uma política de capacitação docente, sobretudo, considerando a aproximação entre as Áreas, Linhas, Laboratórios e Projetos de Pesquisa.

Ressaltamos, além disso, a importância de criar uma cultura de autoavaliação, considerando seus impactos na definição de metas, adequação de ações e fornecimentos de informações que contribuam para a Gestão do próprio Programa. Esse movimento tem sido valorizado pela CAPES e pela própria Área 21, com o objetivo de oferecer protagonismo para os programas no seu processo de avaliação. Para atingir estas duas metas, o Programa definiu e materializou, em 2024, o Seminário “PPGEF/UFES em questão: identidade, formação e avaliação”, para discussão sobre a identidade e o futuro, com a oportunidade de autoavaliação e autoformação docente. A coordenação projeta que esse Seminário aconteça novamente no próximo quadriênio, preferencialmente a cada dois anos.

Também estabelecemos, a partir do que se discutiu: ampliar a captação de recursos humanos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão; incentivar a vinda de pós-doutorandos para colaborar com atividades de ensino e pesquisa e atividades de orientação; incrementar a oferta de vagas, especialmente as de doutorado e produzir uma integração dos docentes, considerando as Áreas, Linhas, Laboratórios e Projetos de Pesquisa.

Alinhado a política institucional da UFES, o Planejamento Estratégico do nosso Programa visa à expansão e consolidação das atividades de pesquisa e extensão, com capacidade concreta para gerar impactos sociais, econômicos e culturais na sociedade regional e nacional. Para procurar avançar em relação aos aspectos apontados na última avaliação quadrienal, o PPGEF/UFES procurou estimular os docentes a potencializarem os seus projetos e orientações de pesquisa com uma inserção social cada vez maior. Esse estímulo se materializou por meio de inúmeras reuniões pedagógicas e palestras que tematizaram a questão dos impactos sociais da Pós-Graduação brasileira. A meta do PPGEF/UFES é, juntamente com o CEFD/UFES, estreitar os laços com as diferentes Redes Públicas de Educação, Saúde, Esporte e Lazer, para fomentar ainda mais essas ações no próximo quadriênio.

O atendimento a esses desafios fortalece as ações do programa e as diretrizes estabelecidas pela UFES. Nesse sentido, a Instituição tem se estruturado com o objetivo de fortalecer a Pós-Graduação, especialmente, considerando a produção intelectual, a inserção nacional e internacional.

Dentro desse contexto, destaca-se a Resolução CUn/UFES nº 14/2018, que regulamenta o Fundo de Apoio à Pesquisa da UFES (FAP/UFES), resultado das demandas levantadas pelas autoavaliações e pelos planejamentos estratégicos dos PPGs. Os recursos do FAP/UFES são aplicados em cinco linhas de apoio: Linha I: apoia os professores pesquisadores recém-doutores ou recém-contratados; Linha II: apoia as atividades de grupos de pesquisa, estimulando a consolidação do trabalho em equipe; Linha III: apoia projetos estratégicos que melhorem a infraestrutura de pesquisa da Instituição; Linha IV: apoia o pagamento de taxas de publicação de pesquisas; Linha V: apoia o pagamento de taxas de inscrição em eventos científicos.

Com o objetivo de apoiar e dar suporte à pesquisa e à Pós-Graduação, a UFES criou a Superintendência de Projetos e Inovação (Portaria Normativa nº 170R/2024), com a finalidade de promover ações voltadas ao desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo, atendendo as demandas registradas nos Planejamentos Estratégicos dos PPGs. Dentre essas ações, destacam-se o registro e a gestão de propriedade intelectual, a transferência de tecnologia por meio de licenciamentos, contratos de parcerias e spin-offs acadêmicas, e o desenvolvimento de startups por meio das incubadoras de empresas vinculadas à UFES, entre outras.

Destaca-se a Resolução CEPE/UFES nº 79/2024, que cria a Política Institucional de Internacionalização no âmbito da UFES, e o Plano de Internacionalização 2024-2027, elaborado pela Secretaria de Relações Internacionais, visando atender as demandas do PDI e dos Planejamentos Estratégicos dos PPGs. Fundamentados nesses documentos, são estabelecidas formas de orientação para as mobilidades acadêmicas (física e/ou virtual), o fomento e o acompanhamento de acordos de cooperação, o desenvolvimento de proficiência em línguas estrangeiras e a inclusão de aspectos interculturais e internacionais no ensino, pesquisa e extensão.

Nesse aspecto, o PPGEF/UFES fomentou, junto a essa política, acordos de cooperação internacional envolvendo grupos de pesquisa dos docentes vinculados ao Programa, estimulou parcerias para que disciplinas fossem ministradas conjuntamente com docentes de outras instituições internacionais e manteve o ingresso de alunos estrangeiros, principalmente, por meio do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).

O PPGEF/UFES tem como meta avançar também rumo a sua internacionalização. O Programa e a Universidade entendem que é de extrema relevância o estabelecimento de parcerias com entidades de diversos países, para a criação de novos laços de integração e também da manutenção e fortalecimento dos já existentes. A Secretaria de Relações Internacionais da UFES é o órgão responsável pela oficialização dessas parcerias, que prevê a mobilidade de estudantes e professores, bem como a participação em redes e consórcios. A internacionalização efetiva e enriquecedora de um programa deve ser representada por um conjunto de ações concertadas, fruto da reflexão dos seus membros e que, juntas, devem servir, entre outros, para alargar as fronteiras das pesquisas do PPGEF/UFES, expandir o conhecimento e a experiência profissional de seus estudantes e demais atores e aumentar a visibilidade da produção do programa.

Atrelado a essa visibilidade procuramos melhorar o site do PPGEF/UFES em função das recomendações da avaliação do quadriênio anterior. Dessa forma, conseguimos materializar tal meta com a ampliação e reorganização de informações em língua portuguesa, a tradução de todos os itens solicitados em língua inglesa e, ainda, em função das características das nossas parcerias, realizamos a tradução dos itens solicitados pela Área 21 também em língua espanhola.

Além disso, a coordenação do PPGEF/UFES entende a internacionalização como um conjunto de ações planejadas que visam à melhoria do ensino e da pesquisa por meio da reciprocidade no processo de construção do conhecimento. O reconhecimento internacional surge como consequência da qualidade na formação de recursos humanos nos centros envolvidos. As ações planejadas devem ser focadas, todavia, nos objetivos e finalidades tendo como contexto a realidade nacional.

Entre as estratégias que pretendemos fortalecer e incrementar durante o próximo quadriênio, citamos: Oferta de cursos ou disciplinas em outros idiomas; Participação em eventos e cursos internacionais; Participação no programa de docentes estrangeiros ou com experiência internacional; Busca de financiamento estrangeiro; Dupla titulação (cotutela); Realizar atividades de ensino de graduação e pós-graduação em outros programas de outro país; Convênios interinstitucionais entre o programa/instituição nacional e programa/instituição estrangeira; Desenvolvimento de projetos de pesquisa entre pesquisadores estrangeiros e docentes do programa, contendo registros de fomento ou institucionais; Pesquisadores visitantes estrangeiros recebidos pelo programa que ministrem disciplinas, cursos e atividades de pesquisa na IES; Intercâmbio de alunos do programa com universidades estrangerias por meio de bolsas-sanduíches; Orientação e nucleação de alunos estrangeiros; Participação em comitês editoriais e como pareceristas de periódicos de circulação internacional; Produção conjunta de artigos científicos com pesquisadores internacionais; Favorecer a formação de equipe capacitada para dar suporte a discente e pesquisador estrangeiro, capacitando-a para oferecer informações em outros idiomas. Para tanto, é fundamental a cooperação entre o PPGEF/UFES, a Secretaria de Relações Internacionais da UFES e da própria Pró-reitora de Pós-Graduação da UFES.

Nosso planejamento estratégico prevê, então, fortalecer os laços já criados e aperfeiçoar ações em curso, bem como avançar rumo a outras direções, como, por exemplo, estabelecer aproximações com Universidades e centros de pesquisa no exterior que permitir estreitar laços na troca de experiências em pesquisa que conduzam a um perfil mais globalizado do PPGEF/UFES. Nesse sentido, o Programa tem incentivado o corpo docente e discente a realizarem visitas técnicas em centros de pesquisas consolidados para estabelecer parcerias e intercâmbios. Os docentes têm realizado o estágio de pós-doutorado no exterior, além das parcerias já existentes relacionadas a colaborações no desenvolvimento de projetos de pesquisa e intercâmbio de alunos e professores de outros países para o PPGEF/UFES para realização de palestras, cursos de curta duração, participação em bancas e nos projetos de pesquisa que permite a troca de experiências entre os corpos docente e discente.

Por fim, as ações desenvolvidas pelo PPGEF/UFES, orientadas pelo Planejamento Estratégico, contribuem para o cumprimento da Visão da UFES, a qual é: “Ser reconhecida como instituição pública de excelência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão, comprometida com a inclusão social, a interiorização, a inovação e o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira, em particular do Estado do Espírito Santo”.

Nesse caso, a autoavaliação e o Planejamento Estratégico implementados em nosso programa, alinhados aos objetivos institucionais da UFES, têm contribuído de maneira significativa para a melhoria contínua do programa, buscando sempre o reconhecimento acadêmico e social. A constante revisão dos processos de autoavaliação, o aprimoramento das práticas de gestão e o fortalecimento das parcerias internas e externas são fundamentais para o alcance das metas estabelecidas. A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, conforme orientado pelas políticas institucionais, reflete o compromisso do programa com a excelência, a inclusão e o desenvolvimento sustentável, no contexto regional, nacional e internacional. Assim, o PPGEF/UFES se mantém em constante fortalecimento, buscando atender às demandas acadêmicas e contribuir de forma significativa para o progresso da sociedade.

Os dados apresentados neste planejamento estratégico permitem uma avaliação do atual estágio do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES. Praticamente todos os problemas expostos pelos avaliadores no quadriênio passado vêm sendo enfrentados pela coordenação com o apoio do Colegiado e da UFES, o que pode gerar, assim esperamos, uma evolução do programa nos próximos anos.

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