Infraestrutura
O PPGEF/UFES está inserido em um ecossistema universitário de significativa qualidade, o qual propicia um ambiente adequado para seu contínuo desenvolvimento. A UFES possui quatro campi universitários — em Goiabeiras e Maruípe, em Vitória; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado, e São Mateus, no norte capixaba — com uma área territorial total de 13,8 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 302,5 mil metros quadrados de área construída. Todos os campi oferecem programas de pós-graduação, com cursos de Mestrado e Doutorado, e possuem excelente estrutura física e laboratorial.
A universidade oferece acesso à internet rápida, e todos os laboratórios e salas estão equipados com computadores/notebooks para utilização de discentes e docentes. Além disso, a UFES possui um notável parque instrumental, com equipamentos de última geração em várias áreas, graças aos esforços de financiamento da própria instituição, via Fundo de Amparo à Pesquisa (FAP/UFES), pela captação de recursos junto a editais da CAPES, CNPq, FAPES, FINEP e convênios com empresas privadas parceiras, como Petrobras, Vale, Suzano e ArcelorMittal.
A UFES possui 234 laboratórios de pesquisa vinculados aos PPGs, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Além disso, dentre as diversas ações no âmbito da pesquisa e da pós-graduação, destaca-se a definição de uma política institucional que incentiva e valoriza a criação de laboratórios multiusuários.
Em relação ao PPGEF/UFES, ressaltamos que o Programa está localizado no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD-UFES) — Campus Goiabeiras. Para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, o Programa conta com salas de aulas exclusivas, um miniauditório e um miniauditório para a realização das defesas de dissertações e teses, bem como para a ministração de palestras e realização de seminários, simpósios e congressos. O PPGEF/UFES dispõe de uma sala específica de videoconferências, equipada com internet de alta velocidade e sistema audiovisual composto por câmeras, microfones e mesa de som, adequados às atividades remotas, como qualificações, defesas, reuniões, dentre outras. A Secretaria do Programa conta com infraestrutura adequada para o desempenho de suas funções, com uma secretária exclusivamente dedicada às suas atividades. Na secretaria do Programa, há uma biblioteca com todas as teses e dissertações impressas que foram defendidas. Esse mesmo acervo também se encontra, em PDF, na página do PPGEF/UFES na internet e no acervo digital e físico da biblioteca central da UFES.
O PPGEF/UFES possui 13 laboratórios e núcleos de estudos que potencializam o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e as atividades acadêmicas vinculadas ao Programa. Desses, 9 estão vinculados à Área 1 e 4 estão vinculados à Área 2, são eles:
Laboratórios vinculados a Área 1
O Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (Cespceo) possui dois grupos de pesquisa: o Andaluz (Núcleo de Pesquisa) e o Arete (Centro de Estudos Olímpicos). Esses grupos têm por objetivo investigar as práticas esportivas de lazer e as manifestações do Movimento Olímpico em diferentes projetos de pesquisa, a partir do referencial teórico das ciências sociais e das ciências humanas. O Cespceo está instalado em uma área de 40 m², toda climatizada, possui recepção, uma sala de reunião equipada com uma smart tv de 50 polegadas, uma sala de estudo e pesquisa equipada com computadores e impressora, sala de orientação e um acervo próprio de livros com cerca de 300 exemplares e documentos relacionados aos temas de investigação desenvolvidos. Além disso, conta com uma pequena copa, possibilitando ao corpo discente maior tempo de dedicação às atividades acadêmicas e melhores condições de trabalho. Os professores do PPGEF/UFES que integram o Cespceo são: Prof. Dr. Otávio Guimarães Tavares da Silva, Profa. Dra. Liana Abrão Romera e Profa. Dra. Ana Carolina Capellini Rigoni.
O Laboratório de Estudos em Educação Física (Lesef) tem se dedicado aos estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física, utilizando-se de diversas matrizes teóricas e metodológicas. O Lesef está instalado em uma sala de 40 m², climatizada, e possui computadores de mesa e notebooks ligados por fibra ótica e rede wireless à rede mundial de computadores, computadores portáteis, impressoras, smart TV de 50 polegadas, filmadora, gravadores e um aparelho de vídeo cassete, além de acervo próprio com livros de referência, teses, dissertações e outros documentos da área da Educação Física escolar. Os professores do PPGEF/UFES que integram o Lesef são: Prof. Dr. Ivan Marcelo Gomes, Prof. Dr. Felipe Quintão de Almeida e Profa. Dra. Ileana Wenetz.
O Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria) tem por objetivo desenvolver pesquisas históricas e pedagógicas no âmbito da Educação Física escolar. Ele está instalado em 3 salas climatizadas com um total de 112 m². Possui 14 computadores de mesa com dois monitores cada, 10 notebooks, 2 impressoras multifuncionais a laser e jato de tinta, uma smart tv de 50 polegadas, 7 câmeras fotográficas profissionais e 3 filmadoras. Possui, ainda, uma biblioteca com um acervo de obras raras que compreende os periódicos da área da Educação Física publicados no Brasil no Século XX e livros únicos da área, além disso, conta cerca de 5.000 exemplares, entre livros de referência, teses, dissertações e documentos. Este acervo fornece excelente suporte para as pesquisas em desenvolvimento no PPGEF/UFES. Os professores do Programa que integram o Proteoria são: Prof. Dr. Amarílio Ferreira Neto, Prof. Dr. Omar Schneider e Prof. Dr. Antônio Jorge Gonçalves Soares. O Prof. Dr. Wagner dos Santos, que esteve vinculado ao Programa no início do quadriênio, está vinculado ao Proteoria.
O Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa) dedica-se aos estudos e projetos de pesquisa e extensão direcionados às pessoas com deficiência. O laboratório é constituído de uma sala climatizada de 50 m² com dois ambientes, contendo mesas com 12 computadores, impressora, câmeras fotográficas, três caixas amplificadoras de som, armários, mesas de reunião, além de uma pequena copa, possibilitando ao corpo discente maior tempo de dedicação às atividades acadêmicas e melhores condições de trabalho. Anexo ao Laefa, encontra-se um espaço de 80 m² onde funciona um espaço de atividade lúdicas (brinquedoteca), com um almoxarifado próprio, plenamente capacitado para dar suporte às atividades de pesquisa de campo desenvolvidas pelo PPGEF/UFES. Os professores que integram o Laefa são: Prof. Dr. José Francisco Chicon (ex-professor do PPGEF/UFES) e Profa. Dra. Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (professora permanente do PPGEF/UFES).
O Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (Naif) estuda as práticas pedagógicas da Educação Física com as infâncias em contextos escolares e não escolares. Estudos como o de Duarte e Neira (2021) e Farias et al. (2019) apontam o Naif como uma das principais referências nacionais nos estudos sobre a Educação Física na Educação Infantil. Esse laboratório possui uma sala de 40m², climatizada, com copa anexa, 6 computadores de mesa e 3 notebooks, uma smart tv de 50 polegadas, datashow e biblioteca própria para apoio às pesquisas em desenvolvimento no PPGEF/UFES. O Prof. Dr. André da Silva Mello é o coordenador do NAIF.
O Núcleo de Pesquisa em Ginástica (NPG) dedica-se ao estudo e desenvolvimento de projetos de extensão em diversas modalidades da Ginástica. Conta em sua sede com um espaço para reuniões, estudo e orientação com mesa de reunião, impressora multifuncional, 6 computadores, duas smart tvs de 50 polegadas e 4 estações de trabalho. Essa infraestrutura permite o pleno desenvolvimento de projetos de pesquisa do PPGEF/UFES. O Prof. Dr. Maurício Santos de Oliveira é o coordenador do NPG.
O Centro de Memória da Educação Física e do Esporte Capixaba (Cemefec) é uma infraestrutura que tem como objetivo de estudar, compreender, sistematizar, tratar, preservar e dar visibilidade à história da Educação Física e do Esporte Capixaba. Ocupa um espaço na Ala 03 do CEFD/UFES e é composto por três ambientes. Uma sala refrigerada, onde os documentos são armazenados e tratados, com 20 estantes de aço, além de uma bancada com cadeiras e equipamentos que permitem a higienização, classificação, digitalização, impressão e estudo dos arquivos. Uma sala de estudos, equipada com uma bancada, cadeiras, dois desktops, cinco laptops, uma impressora colorida, um equipamento para digitalização e uma máquina fotográfica digital. Uma sala que abriga um armário de aço com cinco portas para a guarda de livros raros e revistas, uma mapoteca para mapas, imagens, plantas arquitetônicas do Centro de Educação Física e da UFES, além de materiais que permitem a organização de exposições sobre a história da Educação Física e do Esporte Capixaba. Além disso, o espaço conta com quatro armários, um bebedouro e um frigobar. O Cemefec é coordenado pelo Prof. Dr. Omar Schneider.
O LabSport conta com uma estrutura física de uma sala com capacidade para 20 pessoas, com 20 computadores com acesso à internet, uma smart tv de 50 polegadas, além de materiais de consumo como bolas, marcadores, coletes, quadros táticos, cones, escadas de agilidade. Também conta com o material permanente: kit de GPS e acelerômetros por meio de comodato com a empresa Catapult Sports (Austrália) para realização de pesquisa científica. O laboratório integra três grupos de pesquisa, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência no Futebol (GECIF), o Núcleo de Estudos em Desportos (NED) e o Grupo de Estudos em Gênero e Esporte (GRUPA). Os professores do PPGEF/UFES que integram este laboratório são: Profa. Dra. Mariana Zuanetti e o Prof. Dr. Rodrigo Aquino.
O laboratório Práxis busca investigar os conhecimentos profissionais e a formação do professor que atua na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como investe em ações de formação continuada com foco na prática pedagógica do professor. Está situado em uma sala climatizada na ala administrativa do Cefd, de aproximadamente 40m e conta com computadores de mesa, uma smart tv de 50 polegadas, notebooks e mesa para reuniões. O grupo é coordenado pela Profa. Dra. Zenólia Christina Campos Figueiredo.
Laboratórios vinculados a Área 2
O Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFEX), o Laboratório de Força e Condicionamento (LAFEC) e o Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental (LAFIBE), descritos abaixo, estão instalados no prédio do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM). Vale mencionar que esta edificação conta com instalações amplas e equipadas para o condicionamento físico e possui pessoal próprio (uma técnica de laboratório, uma enfermeira, um médico e 6 técnicos desportivos), que dão suporte também às atividades de pesquisa e ensino dos laboratórios.
O Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFEX) está instalado numa área física com cerca de 90 m², dividida em 2 salas de professores (que comportam 2 docentes em cada) e sala de apoio conjugada; e duas salas de avaliação (uma para teste ergométrico e atendimento médico, e uma para teste cardiopulmonar e avaliação hemodinâmica e bioquímica de lactato e glicose). A sala de apoio possui um conjunto de equipamentos de apoio à pesquisa (desktops com conexão com a internet, notebook, câmera fotográfica digital, impressoras e acervo bibliográfico de aprofundamento na linha de pesquisa). As salas de avaliação possuem 2 sistemas completos de teste ergométrico (Software ErgoPC e software ErgoPC Elite); 1 analisador de gases portátil Metamáx 3B (incluindo acessórios, kit de calibração, três computadores, cilindro de gás medicinal, rack de apoio do equipamento); 1 analisador de gases Metalizer (Cortex, Alemanha); 1 esteira ergométrica Imbramed super ATL, 1 esteira ergométrica Centurion; 3 macas, software Physical Test para avaliação antropométrica, de aptidão física e postural; um notebook para avaliação de VO2 em campo; 1 lactímetro YSI2300; 2 frequencímetros marca Polar; 10 transmissores cardíacos da marca Polar (H10); 1 manômetro de pedestal; 5 pedômetros; 2 aparelhos de pressão oscilométrico (Omron); 2 aparelhos de Mapeamento da pressão arterial (MAPA) da marca Spaccelabs; 2 manômetros de coluna de mercúrio; 5 pedômetros. O LAFEX possui também 1 sistema de medida da pressão arterial por fotopletismografia (Finometer Pró), que permite a medida contínua da pressão arterial, e medidas hemodinâmicas no repouso e no esforço físico, com validação pela técnica de medida intra-arterial. Os professores do PPGEF/UFES que integram este laboratório são: Profa. Dra. Luciana Carletti, Prof. Dr. Danilo Sales Bocalini e Prof. Dr. Richard Diego Leite.
O Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental (LAFIBE) contempla projetos que investigam os mecanismos relacionados à etiologia, fisiopatologia e distribuição das doenças, além de estabelecer estratégias de prevenção, atenuação e tratamento a partir da atividade física e do exercício físico associados a intervenções fármaco-nutricionais. Instalado em uma área de 70 m², o laboratório é dotado de seis bancadas e uma mesa extensa utilizada como bancada, quatro aparelhos de ar-condicionado, três estabilizadores de energia e um nobreak, seis armários e 12 banquetas. Essas são utilizadas para as técnicas de cardiomiócito isolado, músculo papilar isolado, reatividade vascular, biologia molecular (Western blot), ELISA, e avaliação da adiposidade corporal e densidade óssea, bem como para a realização de ensaios bioquímicos.
O LAFIBE também possui duas salas para experimentação animal: uma destinada a diferentes protocolos de treinamento físico e outra para a passagem de animais. Ambas atendem às normas de biossegurança e experimentação animal. Para o desenvolvimento de suas atividades, o LAFIBE conta com os seguintes materiais permanentes: Sistema de aquisição de imagens in vivo com módulo de trabalho com raio-X, quimioluminescência, fluorescência e radioisótopos (Biologia Molecular e análise da composição corporal e densidade óssea em animais de experimentação) (01 unidade); Leitora multicanal para microplaca de 96 posições com lavadora de microplacas (técnica de Elisa para dosagem hormonal e quantificação proteica) (01 unidade); Equipamento automático randômico para bioquímica BS 200E, com 40 posições para amostra em compartimento refrigerado (análise bioquímica) (01 unidade); Sistema de Cardiomiócito Isolado IonOptix, modelo HMSYS, Myocyte Calcium & Contractility Recording System com microcomputador acoplado e dotado de microscópio para análise da contratilidade e transiente de cálcio miocárdico (análise da fisiologia cardiovascular) (01 unidade); Banho Maria (02 unidades) - técnica de Cardiomiócito Isolado; Banho Circulante - técnica de Cardiomiócito Isolado (01 unidade); Bomba peristáltica - técnica de Cardiomiócito Isolado (01 unidade); Centrífuga Refrigerada (01 unidade); Criostato (01 unidade); Mini-centrífuga (01 unidade); Mini-PROTEAN Tetra Cell (biologia molecular – eletroforese) (01 unidade); Sistema de Transferência de Blots (01 unidade); Agitador Rocker (técnicas de Cardiomiócito Isolado, Biologia Molecular e Elisa) (01 unidade); Agitador magnético - técnicas de Cardiomiócito Isolado, Biologia Molecular e Elisa (01 unidade); Phmetro - técnicas de Cardiomiócito Isolado, Biologia Molecular e ELISA (01 unidade); Homogeneizador - técnica de Biologia Molecular (Western Blot); Espectrofotômetro UV 200; Capela para exaustão de gases (01 unidade); Geladeira duplex (02 unidades) - armazenamento de amostras e kits bioquímicos; Geladeira Porta de vidro - armazenamento de amostras, kits bioquímicos e western blot (01 unidade); UltraFreezer -80ºC para armazenamento de amostras (01 unidade); Freezer horizontal (400 L) - armazenamento de dietas manipuladas e descartes (01 unidade); Máquina de Gelo em flocos com cuba integrada, fabricação de 136 a 180 kg de gelo/dia, capacidade de armazenamento até 36 kg, com gabinete de armazenagem (01 unidade); Balança analítica digital (02 unidades); Balança de precisão (04 unidades); Estufa de esterilização e secagem digital (02 unidades) - esterilização e secagem de vidrarias e amostras; Estufa grande de secagem de caixas (01 unidade); Esteira para ratos (02 unidades) - treinamento físico; Aparato para treinamento de força (06 unidades) – treinamento físico; Sistema Completo de Avaliação do Consumo de O2 e Produção de CO2 para Ratos; Chuveiro Lava-olhos com acionamento haste manual (01 unidade); Deionizador de água (01 unidade); Caixas metabólicas para ratos (04 unidades); Sistema de ultrapurificação de água (01 unidade); Microscópio com sistema de microfotografia (02 unidades); Medidor de pressão invasivo de 4 canais (01 unidade); Guilhotina para decapitação de ratos e camundongos (02 unidades); Glicosímetro (02 unidades); Máquina Seladora de Plásticos (01 unidade). Os professores do PPGEF/UFES que integram este laboratório são: Prof. Dr. Danilo Sales Bocalini e a Profa. Dra. Ana Paula Lima Leopoldo.
O Laboratório de Biomecânica (BIOMOV), tem como objetivo a análise cinemática do padrão biomecânico da marcha, postura e gestos esportivos, voltados para a compreensão de como os movimentos são controlados em função do processo de envelhecimento. O laboratório possui os seguintes equipamentos: 6 Filmadoras Digitais JVC EVERIO GZ-HD500; 5 câmeras GO PRO Hero 8; 4 Tripés Fancier WF-FT-6102; 2 Torquímetros GEDORE; 1 Câmera Digital GE A1250; 6 Iluminadores Grid Car; 1 Paquímetro; 1 Bastão topográfico; 1 Aparelho de EMG Biopac; 1 Estufa de Secagem Microprocessada marca Quimis modelo Q317M72; Balança Bel modelo MBL5000 Balança Portátil, 0,5 - 1g; Computadores constantemente atualizados conforme as necessidades do laboratório. Recentemente, o BIOMOV adquiriu 6 equipamentos kinetics e 1 leap motion, em função de uma parceria entre programas, estabelecida por meio da Profa. Dra. Natalia Madalena Rinaldi (coordenadora do laboratório) e o Prof. Dr. Anselmo Frizera Neto, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFES.
O Laboratório de Força e Condicionamento (LAFEC), está instalado em uma área física com cerca de 45m² e tem como objetivo investigar as respostas fisiológicas agudas e crônicas, causadas através do treinamento de força em atletas e não-atletas, com e sem doenças crônicas degenerativas. O laboratório possui os seguintes equipamentos: 1 Dinamometria isocinética ( Biodex 4 System Pro ®) com peças para avaliação das articulações do tornozelo, joelho, quadril, tronco, ombro e cotovelo; 1 Cicloergômetro Biotec 2100 (Cefise®) com software de análise em um computador de mesa; 1 Aparelho de eletromiografia de superfície de 4 canais da EMG System ® do Brasil, modelo EMG SAS2000V4-WF; 1 equipamento de Leg Press 45 ( SICKERT® ); 1 gaiola de agachamento com suporte J-hooks ; 3 barras (sendo duas barras de 1,20m e uma de 80cm), e 300 quilos em anilhas. O LAFEC é coordenado pelo Prof. Dr. Richard Diego Leite.
Como exposto, a UFES e, especificamente, o PPGEF/UFES, possui uma estrutura física e laboratorial de alta qualidade para o desenvolvimento das pesquisas em curso no Programa, o que impacta positivamente nas condições necessárias para a realização das teses e dissertações, além de gerar um impacto acadêmico, profissional e social significativo.
Com o objetivo de contribuir para a gestão acadêmica e administrativa dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), alinhado ao Programa de Melhoria da Pós-Graduação (PROPOS), a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES adquiriu a licença da Plataforma StelaExperta© e aderiu ao Sistema Tarrafa, registrando e permitindo o acesso a todos os coordenadores de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade.
Além disso, a UFES conta com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB-UFES), composto por 9 unidades de informação espalhadas pelos quatro campis da Universidade. O SIB-UFES é coordenado pela Biblioteca Central e tem como objetivo atender às demandas de informações necessárias para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração da UFES. O sistema está informatizado, com mais de uma centena de computadores conectados à internet, e tem acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, um recurso valioso para o desenvolvimento de pesquisas, especialmente, nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Nesse contexto, o CEFD/UFES possui uma Biblioteca Setorial com um acervo de 10.191 exemplares e acesso direto a plataformas com contratos vigentes, como:
a) Portal RT-Online (Portal de Periódicos da Editora Revista dos Tribunais), com acesso a mais de 30 títulos de revistas, além de conteúdo na área jurídica.
b) Assinatura da plataforma Target GedWeb, que oferece acesso às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Mercosul, com aproximadamente 16.000 Normas ABNT NBR/NM, 16.000 Normas Internacionais e Estrangeiras, além de 49 entidades internacionais (BSI, AFNOR, AENOR, JIS, ASME, API, IEEE, NFPA e outras), e mais de 12 mil Diários Oficiais.
c) Assinatura da Plataforma Digital Minha Biblioteca, que oferece um catálogo multidisciplinar com as principais editoras acadêmicas, incluindo Grupo A, Grupo Gen, Manole, Altas, Saraiva, Blucher, Cortez, Zahar, LTC, Érica, Forense, Roca, Autêntica, dentre outras, disponibilizando cerca de 8.000 títulos de e-books em português.
d) Assinatura da Plataforma Virtual Pearson, que oferece uma biblioteca virtual com os selos editoriais da Pearson Education (Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e editoras parceiras (Manole, Contexto, Ibpex/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, entre outras), com cerca de 8.000 títulos de e-books em mais de 40 áreas do conhecimento.
e) Assinatura da Biblioteca Digital Cengage, que disponibiliza 513 títulos de e-books com acesso multiusuário em língua portuguesa.
f) O SIB-UFES ainda possui licença permanente de e-books das editoras Cambridge, Wiley, IEEE, Elsevier, Zahar e Senac SP, totalizando aproximadamente 1.500 títulos nacionais e estrangeiros.
Todas as plataformas e estruturas mencionadas fazem parte do cotidiano do PPGEF/UFES, sendo utilizadas permanentemente para dar suporte à formação dos seus discentes, à capacitação dos seus docentes e na construção dos processos de autoavaliação, além da elaboração de relatórios para avaliações externas.