Processos Seletivos
Mestrado:
O processo seletivo de mestrado é realizado anualmente, constituído de três etapas, sendo a primeira delas composta de uma prova escrita específica, de caráter eliminatório; a segunda referente à avaliação e arguição do projeto, de caráter eliminatório; e a terceira referente à prova de títulos, de caráter classificatório, abaixo detalhadas:
1. Primeira etapa (eliminatória): prova escrita específica: A prova escrita específica, no valor de 100 (cem) pontos, será sobre temas relativos à linha de pesquisa eleita pelo candidato. Na realização da prova, o candidato não poderá consultar qualquer tipo de material. A prova escrita tem caráter eliminatório, sendo 70 (setenta) a nota mínima para a aprovação e prosseguimento no processo seletivo.
Na avaliação da prova escrita, serão considerados os seguintes critérios:
a) registro linguístico adequado: ortografia, concordância, referências e citações (até 20 pontos);
b) coerência interna do texto: ordenação lógica dos assuntos e dos argumentos (até 20 pontos);
c) densidade teórica e consistência dos argumentos que fundamentam as análises e afirmações nas respostas por meio de diálogo com a literatura de referência (até 60 pontos).
2. Segunda etapa (eliminatória): avaliação do projeto de pesquisa: A etapa de avaliação e arguição do projeto vale 100 (cem) pontos e tem caráter eliminatório, sendo 70 (setenta) pontos a nota mínima para a aprovação e prosseguimento no processo seletivo. Os critérios de avaliação e arguição do projeto são os seguintes:
a) Pertinência do projeto à linha de pesquisa (10 pontos);
b) Elaboração da problematização (10 pontos):
c) Densidade/profundidade do diálogo com a literatura (10 pontos);
d) Indicações metodológicas adequadas e satisfatórias para o estágio de desenvolvimento do projeto (10 pontos);
e) Registro linguístico adequado (10 pontos);
f) Capacidade de argumentação sobre o conteúdo do projeto (50 pontos).
TOTAL: 100 pontos
3. Terceira etapa (classificatória): avaliação do currículo. A avaliação do currículo consistirá em análise e pontuação dos documentos comprobatórios apresentados pelo candidato. Esta etapa da avaliação tem caráter classificatório, sendo 100 (cem) a nota máxima.
Doutorado:
O processo seletivo de doutorado é realizado anualmente, constituído de três etapas, sendo a primeira delas a avaliação do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório; a segunda referente à prova de títulos, de caráter classificatório; e a terceira referente à avaliação do memorial, de caráter classificatório, abaixo detalhadas:
1. Primeira etapa (eliminatória): avaliação do projeto de pesquisa. A nota máxima da avaliação do projeto de pesquisa é 100 (cem) pontos e a nota mínima para aprovação na avaliação é de 70 (setenta) pontos. O candidato fará uma apresentação pública do projeto de pesquisa com duração máxima de 20 minutos, seguida de arguição pela banca examinadora.Os critérios de avaliação e arguição do projeto de pesquisa são as seguintes:
a) Relevância e adequação à linha de pesquisa (15 pontos);
b) Delineamento adequado da problematização, objetivos e literatura (15 pontos):
c) Pertinência da metodologia proposta (15 pontos);
d) Exequibilidade (15 pontos);
e) Capacidade de responder aos questionamentos (40 pontos).
TOTAL: 100 pontos
2. Segunda etapa (classificatória): avaliação de títulos. A avaliação consistirá em uma análise e pontuação dos documentos comprobatórios apresentados pelo candidato, no ato da inscrição.
3. Terceira etapa (classificatória): avaliação do memorial. A nota máxima da avaliação desta etapa é de 100 (cem) pontos.