Ensino das Práticas Corporais de Aventura

Código: PGMP0009
Curso: Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Analisa as características da lógica interna, o processo de construção histórica e a inserção na cultura corporal contemporânea das atividades físicas de aventura. Estuda os conhecimentos, metodologias de ensino e as formas de avaliação dessas atividades físicas enquanto conteúdos da Educação Física escolar.
Bibliografia: BETRÁN, J. O. Rumo a um novo conceito de ócio ativo e turismo na Espanha: as atividades físicas de aventura na natureza. In: MARINHO, A.; BRUHNS, H. T. (Org.) Turismo, Lazer e Natureza. Manole: São Paulo, 2003, p. 157-202.

COSTA, V. L. M. Esportes de aventura e risco na montanha. São Paulo: Manole, 2000.

DIAS, C.; ALVES JUNIOR, E. (Org.) Em busca da aventura: múltiplos olhares sobre o esporte, o lazer e a natureza. Niterói: EdUFF, 2009.

INACIO, H. L. D.; SILVA, A. P. S.; PERETTI, E.; LIESENFELD, P. A. Bastidores das práticas de aventura na natureza: In: SILVA, A. M.; DAMIANI, I. R. (Org). Práticas corporais: experiências em educação física para outra formação humana. Florianópolis: Nauemblu, Ciência e Arte, 2005, p. 69-87.

MARINHO, A.; UVINHA, R. R. (Org.). Lazer, Esporte, Turismo e Aventura: a natureza em foco. Campinas: Alínea, 2009.

UVINHA, R. R. Esportes radicais nas aulas de Educação Física do ensino fundamental. In: MOREIRA, E. C. (Org.). Educação Física escolar: desafios e propostas. Jundiaí: Fontoura, 2004, p. 99-111.

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