Escola, Educação Física e Inclusão

Código: PGMP0008
Curso: Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Analisa as questões pertinentes à inclusão na sociedade, na escola e na Educação Física escolar. Identifica o tipo deficiências físicas e sensoriais, assim como as dificuldades de aprendizagem, mais frequentes entre os alunos da Educação Básica e discute estratégias que podem subsidiar a intervenção dos professores no sentido de garantir a inclusão de todos os alunos.
Bibliografia: ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. Os caminhos percorridos pelo processo inclusivo de alunos com deficiência na escola: uma reflexão dos direitos construídos historicamente.
Revista Educação Especial, v. 24, p. 207-218, 2011.

FALKENBACH, A. P. Inclusão: perspectivas para as áreas da educação física, saúde e educação. Jundiaí: Fontoura, 2010.

RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.

SILVA, R. F.; SEABRA JUNIOR, L.; ARAUJO, P. F. Educação física adaptada no Brasil: da história a inclusão educacional. São Paulo: Phorte, 2008.

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