LUDIFICANDO OS FATORES DE MOVIMENTO: estratégias de aulas com o tema Dança na Educação Infantil.
Nome: ALINE PAMPLONA GUEDES
Data de publicação: 30/05/2025
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ALESSANDRA GALVE GEREZ | Examinador Externo |
ERINEUSA MARIA DA SILVA | Presidente |
NELSON FIGUEIREDO DE ANDRADE FILHO | Examinador Interno |
Resumo: Este estudo objetiva propor estratégias didático-pedagógicas em dança com
cunho lúdico, especificamente em relação à exercitação dos fatores de
movimento para as aulas de Dança na Educação Infantil. O estudo se apoia: a)
nos estudos de Laban (1978) sobre os benefícios da dança em relação à
construção de novas percepções, ressignificações, reconstruções e novos
conhecimentos corporais no processo ensino-aprendizagem, em especial a
partir dos fatores de movimento: fluxo, espaço, peso e tempo; b) no conceito de
infância (Kramer e Leite, 2015, Andrade Filho, 2006 e Mello, 2014) e; c) no
conceito de ludicidade (Luckesi, 2002). Do ponto de vista metodológico, tratase de uma pesquisa-intervenção, de caráter qualitativo. A investigação das
possibilidades, das estratégias, da consistência e das implicações da
proposição da intervenção se deu na Unidade Municipal de Educação Infantil
Tia Nenzinha, Vila Velha/ES, com 10 crianças do grupo de 5 anos. Concluiu-se
que o lúdico mostrou-se potência pedagógica na mediação da dança com
crianças pequenas. Entrelaçado aos Fatores de Movimento de Laban
promoveu aprendizagens sensíveis e corporificadas. Emergiram-se expressões
autênticas, engajamento criativo e processos de subjetivação que ampliaram
os gestos, as qualidades do movimento, o sentido e o ser corpo. Despertou-se
a presença do lúdico como estado do ser, existencial e experiencial, para além
do brincar e jogar.