PROMOVENDO A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: contribuições do esporte adaptado como ferramenta inclusiva.
Nome: BRUNO GOMES RODRIGUES NEVES
Data de publicação: 16/05/2025
Banca:
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Papel |
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ANTONIO CARLOS MORAES | Examinador Interno |
LUIZ ALEXANDRE OXLEY DA ROCHA | Presidente |
MARIA DAS GRACAS CARVALHO SILVA DE SA | Examinador Externo |
Resumo: A inclusão e a participação ativa de alunos com deficiência no contexto escolar são
temas centrais nas áreas de Educação Física e Educação Inclusiva. Este estudo
busca problematizar as possíveis contribuições dos esportes adaptados como
ferramenta inclusiva para alunos/as com e sem deficiência nas aulas de Educação
Física, numa escola na zona rural de Marataízes/ES. A pesquisa destaca a
Educação Física Inclusiva como um caminho promissor para valorizar a diversidade
humana, e foi fundamentada em vivências práticas do esporte adaptado, como
goalball, futsal convencional e futebol de 5, vôlei convencional e sentado,
basquetebol convencional e adaptado, e atletismo convencional e adaptado,
incluindo corrida adaptada. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma
pesquisa de abordagem qualitativa participante, inspirada no referencial da
pesquisa-ação, desenvolvida junto a uma turma do nono ano do ensino fundamental.
Os esportes adaptados foram tematizados durante as aulas do primeiro e segundo
trimestres letivo de 2024, por meio de uma unidade didática que possibilitou
apresentar e, em seguida, levar os alunos a vivenciar tais modalidades. Isso
desencadeou discussões acerca das interações entre os jogadores, apontando suas
convergências e divergências em relação aos esportes convencionais e aos
adaptados. Por fim, debateu-se a percepção dos alunos em relação ao uso dos
esportes adaptados e à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação
Física, além de proporcionar essa experiência com alunos sem deficiência. As aulas
foram estruturadas metodologicamente conforme as abordagens crítico-superadora
e crítico-emancipatória. Para a coleta de dados, aplicou-se uma entrevista aos
alunos da turma, cujas respostas foram analisadas por meio de análise de
conteúdo,registro fotográfico, avaliação destinada aos alunos sobre o tema
proposto.Os resultados demonstraram que o acesso às práticas esportivas
adaptadas suscitou, na turma, reflexões positivas sobre a inclusão, a possibilidade
de se colocar no lugar do outro, a ressignificação do olhar acerca da pessoa com
deficiência (deixando de percebê-la como incapaz), entre outras reflexões tecidas
pelos alunos após a conclusão das práticas. A partir dessas vivências, conclui-se
que os esportes adaptados, enquanto conteúdo da cultura corporal de movimento,
são ferramentas importantes para trabalhar a temática da inclusão no ambiente
escolar além da conscientização dos alunos sobre a deficiência.