A DIVERSIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: LUTAS E PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA
Nome: FLAVIO AZEVEDO GAVA
Data de publicação: 09/05/2025
Banca:
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Papel |
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ALESSANDRA GALVE GEREZ | Examinador Interno |
FERNANDO JAIME GONZALEZ | Examinador Externo |
ROBSON MACHADO BORGES | Examinador Externo |
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA | Presidente |
Resumo: O estudo realizado é uma Pesquisa-Ensino (Penteado, 2010), cujo objetivo foi
desenvolver e avaliar uma unidade didática de diversificação dos conteúdos, por meio
de uma abordagem crítica de Educação Física (EF) com estudantes do 7º ano do
ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: a) realizar um diagnóstico com
os/as estudantes e equipe gestora acerca das barreiras que dificultam a participação
nas aulas de EF; b) planejar junto com os/as estudantes uma unidade didática com
conteúdos não hegemônicos nas aulas de EF; c) desenvolver a unidade didática de
diversificação dos conteúdos por meio de uma abordagem crítica; d) avaliar a proposta
desenvolvida no que diz respeito à aprendizagem e participação dos/as estudantes;
e) construir um caderno didático, como recurso educacional com uma linguagem
adequada ao compartilhamento com os/as professores/as das redes públicas. A
intervenção foi desenvolvida na EEEFM Laranjeiras, em Serra-ES, durante o segundo
trimestre de 2024, com estudantes do turno vespertino, e tematizou as lutas e as
práticas corporais de aventura (PCAs). Os dados foram produzidos por meio de
anotações em diário de campo, questionários diagnósticos, trabalhos realizados e
registros produzidos pelo/as estudantes no caderno e em plataforma digital,
fotografias, gravações em áudio e em vídeo. O plano de intervenção contemplou seis
temáticas, três voltadas às lutas e três às PCAs. Visando a oportunizar uma formação
ampla, essas temáticas foram permeadas por eixos, que consideraram as três
dimensões do conteúdo. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas, o estudo
possibilitou aos/às estudantes a ampliação do acervo cultural no plano da Cultura
Corporal de Movimento, desenvolvendo as dimensões do conteúdo, e também
propiciou a inclusão e participação dos/as discentes nas aulas. Além disso, se
apresenta como uma possibilidade de auxiliar professores/as que enfrentam
limitações de espaços adequados para o desenvolvimento das aulas de EF.