PROPOSTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS DE INVASÃO NO ENSINO MÉDIO

Nome: DILSON CAETANO GOMES

Data de publicação: 19/12/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANA ZUANETI MARTINS Examinador Interno
RODRIGO LEAL DE QUEIROZ THOMAZ DE AQUINO Examinador Externo
UBIRAJARA DE OLIVEIRA Presidente

Resumo: Atuando no Ensino Médio desde 2008, constata-se que o conhecimento e o
interesse dos alunos em participar das aulas de Educação Física vêm
diminuindo ao chegar nessa etapa. Este estudo busca entender como funciona
o Ensino Médio e as práticas esportivas na Educação Física organizando uma
proposta de intervenção que visa o ensino dos jogos de invasão para duas
turmas do 1° ano do Ensino Médio da EEEM Colégio Estadual do Espírito Santo
- Vitória/ES. Os objetivos específicos são: a) compreender o Ensino Médio no
espaço escolar e a Educação Física; b) ampliar o conceito sobre o fenômeno
esporte e sua relevância na Educação Física escolar; c) desenvolver uma
proposta pedagógica para o ensino dos esportes coletivos de invasão; d)
construir um material didático em forma de "recurso pedagógico” para os
professores de Educação Física. As intervenções tiveram um total de 21 aulas,
norteadas pelos conceitos da Pedagogia do Esporte sendo trabalhados três dos
esportes que se enquadram na categoria de Jogos Esportivos Coletivos de
Invasão: futsal, basquetebol, handebol. Os instrumentos de produção de dados
consistiram no diário de campo, questionário e filmagens das aulas. Ao fim,
percebeu-se um aumento no conhecimento sobre esporte e sobre jogos de
invasão, além do maior interesse e motivação durante as aulas.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910