EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: a temática étnico-racial

Nome: MARIA JULIA NUNES DE BRITTO

Data de publicação: 12/08/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ROSIANNY CAMPOS BERTO Examinador Externo
TARCÍSIO MAURO VAGO Examinador Externo
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA Presidente

Resumo: Este trabalho aponta as possibilidades e as limitações que envolvem o planejamento
de Educação Física numa ótica interdisciplinar, a partir da construção de um projeto
escolar, envolvendo as disciplinas de Educação Física, Arte, História, Ensino
Religioso e Aprofundamento em Leitura e Escrita O estudo foi realizado na Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Penedo, localizada no município da
Serra/ES, durante os meses de abril a novembro de 2023, e contou com a participação
de 90 estudantes das turmas de 4º ano do Ensino Fundamental da respectiva unidade
escolar. Os dados foram coletados por meio de registros em diário de campo,
portfólios, questionários diagnósticos, trabalhos produzidos pelos estudantes,
fotografias e videogravações. A pesquisa abordou a temática étnico-racial num viés
interdisciplinar, oportunizando vivências e experiências novas com o saber, facilitando
a aquisição de conhecimentos acerca da história e cultura africana e afro-brasileira.
Desenvolveram-se práticas pedagógicas que dessem visibilidade às diversidades, às
diferenças, às crenças e às culturas marginalizadas, rumo a uma educação e a uma
Educação Física antirracista.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910