AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Nome: MICHELLY DE MENEZES GARCIA VILETE

Data de publicação: 24/07/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADMIR SOARES DE ALMEIDA JUNIOR Examinador Externo
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Externo
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA Presidente

Resumo: O estudo realizado é uma pesquisa ensino/intervenção, cujo objetivo é desenvolver
uma estratégia pedagógica em Educação Física que utiliza as tecnologias digitais
como recurso potencializador da abordagem dos conteúdos e do processo de ensinoaprendizagem de estudantes das séries finais (8os anos) do Ensino Fundamental II.
Desenvolvida na EEEFM Mariano Firme de Souza, em Cariacica/ES, a pesquisa foi
realizada durante o terceiro trimestre de 2023, envolvendo alunos do turno vespertino.
A pesquisa foi dividida em quatro fases: diagnóstico, planejamento, intervenção e
avaliação. Os dados foram coletados por meio de registros em diário de campo,
questionários diagnósticos, trabalhos produzidos pelos estudantes, fotografias e
videogravações. O plano de intervenção desenvolvido incluiu eixos temáticos que
abordaram aspectos históricos, sociais, culturais e éticos do basquete, permitindo uma
aprendizagem contextualizada e crítica sobre essa prática corporal. As tecnologias
digitais, pautadas nos pressupostos da mídia-educação, permitiram uma análise
crítica do basquete como esporte espetáculo, promovendo debates e práticas
inclusivas nas aulas de Educação Física. O estudo conclui que as tecnologias digitais
podem e devem estar presentes no contexto escolar, desde que seu uso seja mediado
e alinhado com os objetivos educacionais. A Educação Física pode fomentar a
reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, preparando os jovens para os desafios
de uma sociedade digital. A pesquisa pretendeu explorar possibilidades educativas,
incentivar a experimentação e promover uma educação voltada para a formação
crítica e autônoma dos estudantes. Por fim, a partir do estudo, foi produzido um
caderno didático como recurso pedagógico, com o intuito de auxiliar professores de
Educação Física na incorporação das tecnologias digitais em suas aulas, promovendo
um uso consciente e reflexivo delas.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910