VOLEIBOL ESCOLAR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA E SUAS
POSSIBILIDADES DE ENSINO

Nome: IVAN LOPES MIQUELINE

Data de publicação: 19/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTÔNIO CARLOS VAZ Examinador Externo
UBIRAJARA DE OLIVEIRA Presidente
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA Examinador Interno

Resumo: Este trabalho foi baseado nos pressupostos da pesquisa-ação. A proposta de
intervenção pedagógica deste estudo foi orientada nas concepções críticas da
Educação Física, aliada à base teórica da Pedagogia do Esporte, e buscou
desenvolver jogos como uma estratégia metodológica no ensino do esporte, em
específico o voleibol. Os objetivos específicos foram: a) levantar os principais
problemas e obstáculos ao ensino do voleibol na escola em que a pesquisa foi
aplicada; b) desenvolver uma proposta de ensino do voleibol, considerando os
espaços físicos, utilizando o jogo como abordagem; c) avaliar a intervenção e refletir
sobre as possibilidades de desenvolvimento do voleibol. A pesquisa foi desenvolvida
na EMEF “Euvira Benedita Cardoso da Silva”, situada no bairro Novo Brasil, no
município de Cariacica/ES, onde o professor-pesquisador atua como docente na rede
municipal. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes de uma turma do 8º ano do
turno vespertino, no período de 2023 e 2024, totalizando 30 participantes, sendo 17
meninos e 13 meninas, com faixa etária entre 13 e 15 anos. O projeto foi desenvolvido
em 20 aulas, divididas em 4 fases. Como instrumentos de produção de dados,
utilizamos: um questionário aplicado no início do trabalho para a estruturação do
diagnóstico e outro aplicado ao final; roda de conversa; fotos produzidas durante a
realização das aulas e observações feitas pelo professor-pesquisador, registradas no
diário de campo. Por meio da condução e dos objetivos desta pesquisa, é possível
inferir que a inclusão do jogo como abordagem do ensino do esporte durante as aulas
de Educação Física, através do ciclo de criação, recriação, vivência, avaliação, tem o
potencial de impactar de forma positiva a aprendizagem e desenvolvimento dos
estudantes, incentivando-os a se engajar, preservando sua individualidade e
respeitando o próximo; a estabelecer regras, desempenhando seus direitos e
responsabilidades; a reconhecer seus próprios limites; a estimular sua criatividade e
independência, com o objetivo compartilhado de praticar uma atividade envolvente e
satisfatória para todos.

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