CONSTRUINDO CAMINHOS PARA INSERÇÃO DA CULTURA AFROBRASILEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR QUISSAMAENSE: O jongo, o Fado e o Boi malhadinho como possibilidades político-pedagógicas nas aulas de Educação Física

Nome: MARCILON BEZERRA DA SILVA

Data de publicação: 23/04/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO CARLOS MORAES Examinador Interno
LUIZ ALEXANDRE OXLEY DA ROCHA Presidente
MARIA CECÍLIA DE PAULA SILVA Examinador Externo

Resumo: A presente pesquisa é uma proposta educacional que tematiza a Cultura Afro-brasileira nas aulas de Educação Física, através da observação e análise de painéis pintados nos muros do Clube Recreativo de Quissamã. Baseando-se nos princípios da pesquisa-ação e do planejamento participativo, foram construídas sete fases que compõem essa pesquisa. As primeiras, terceira e quintas fases foram encontros formativos com os profissionais envolvidos com o processo formativo dos estudantes e seus responsáveis, onde houve diálogo durante todo o processo para construção, reflexão e avaliação dessa proposta educativa. Na segunda fase, os estudantes vivenciaram e experimentaram cada uma dessas manifestações em seus locais de produção e ao final dessas saídas-formativas, foram desafiados a construir documentários sobre cada uma dessas manifestações, auxiliando a comunidade escolar a escolher qual dessas manifestações os estudantes aprofundariam no próximo bimestre. Na quarta fase, os estudantes vivenciaram e experimentaram o Fado, como manifestação escolhida pela comunidade escolar para aprofundamento no terceiro bimestre. A sexta fase foi uma releitura dessas manifestações através da construção de um festival cultural que não se limitou a uma mera exposição de conceitos, mas se transformou em um exercício criativo e interpretativo, um reflexo do entendimento crítico alcançado pelos estudantes. Através dessa expressão cultural, eles se tornaram protagonistas na transmissão não apenas de conhecimento, mas de uma apreciação mais profunda pela diversidade cultural e sua integração significativa na prática educacional. A sétima fase, foi a construção de um produto educacional de formação continuada que auxiliasse os professores da rede municipal de Quissamã a trabalhar com essa temática em suas aulas. Dessa forma, essa proposta educacional, possibilitou estudantes e professor, refletirem sobre como o processo educativo que vivenciaram e experimentaram, contribuiu na mudança de suas percepções sobre as manifestações da cultura Afro-brasileira e sua importância na constituição da cidade de Quissamã.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910