FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA: uma experiência com professores da rede municipal de Venda Nova do Imigrante
Nome: MAURÍCIO VÁGNER GUIMARÃES
Data de publicação: 29/05/2024
Banca:
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Papel |
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ALEJO LEVORATTI | Examinador Externo |
ALESSANDRA GALVE GEREZ | Examinador Externo |
FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA | Presidente |
ZENOLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO | Examinador Interno |
Resumo: Este estudo analisou as possibilidades e potencialidades de uma experiência de
formação continuada colaborativa, nos moldes da pesquisa-ação. A Formação
Continuada Colaborativa foi analisada aqui como uma construção coletiva que se
molda à realidade de cada indivíduo participante, bem como contribui para o seu
aperfeiçoamento à medida em que transforma sua prática docente. O objetivo geral
deste estudo se baseou em elaborar e desenvolver uma experiência de formação
continuada numa perspectiva horizontal e colaborativa com os professores de
Educação Física do Município de Venda Nova do Imigrante, ES. Buscamos
identificar as demandas de formação continuada sob o olhar dos professores
envolvidos na pesquisa; desenvolvendo uma experiência formativa baseada nessas
demandas e analisando as potencialidades e desafios deste modelo formativo. O
tipo de pesquisa foi qualitativa e utilizamos a metodologia da pesquisa-ação. O
grupo foi composto por 19 professores de Educação Física (EF), incluindo o
pesquisador, que atuam na rede municipal de ensino nos turnos matutino e
vespertino com carga horária semanal variando entre 16 e 40 horas. Utilizamos
questionários, diários de campo, áudios e vídeos para a produção de dados. A
principal dificuldade em relação a esta experiência estava justamente em concretizar
o que ela se propôs, que foi a construção coletiva.