IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESPÍRITO SANTO: possibilidades pedagógicas de resistências com as juventudes.
Nome: GABRIELA BIANCARDI BRAGA
Data de publicação: 12/04/2024
Banca:
Nome | Papel |
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DANIEL TEIXEIRA MALDONADO | Examinador Externo |
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA | Examinador Interno |
ERINEUSA MARIA DA SILVA | Presidente |
Resumo: Este trabalho propõe e problematiza possibilidades de garantia do tratamento pedagógico dos conhecimentos da disciplina de Educação Física aos/às estudantes do Novo Ensino Médio (NEM) em um contexto de redução da carga horária do componente curricular nas escolas da rede estadual de ensino do Espírito Santo de forma definitiva em 2022. A pesquisa foi desenvolvida com 25 estudantes matriculados na 1ª e 2ª série do NEM da EEEFM Cel. Antônio Duarte, localizada no município de Iconha/ES, que se inscreveram na eletiva – Corpo, Educação Física e Diversidade durante o 2º e 3º trimestres letivos de 2023. Durante as intervenções pedagógicas procurou-se contextualizar os marcadores de desigualdade social (classe social, gênero, pessoa com deficiência e raça/etnia) que atravessam as práticas corporais, bem como, reflexionar com os/as estudantes os motivos da
Educação Física ter sua carga horária reduzida no NEM. Os dados foram produzidos por meio de um questionário composto de perguntas estruturadas e semiestruturadas aplicado aos/às estudantes e também por meio das intervenções pedagógicas que aconteceram durante a disciplina de eletiva. Esta pesquisa possibilita a reflexão sobre a importância da Educação Física na formação humana dos/das estudantes do NEM, bem como a busca por meios de garantir o direito à construção dos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade acerca da Cultura Corporal de Movimento, e seus temas transversais, de forma democrática e integral na escola, ainda que por via desses espaços/tempos “eletivos”.