As Juventudes na Educação Física do Ensino Médio: Reflexões Sobre uma Experiência Com núcleos de Atividades
Nome: RODRIGO DA COSTA VIEIRA
Data de publicação: 25/08/2023
Resumo: Esse trabalho teve o objetivo de experimentar um método de trabalho com os jovens do ensino médio de uma pública em tempo integral no interior do Espírito Santo. Para esse experimento, foi amplamente discutido o conceito de juventude e sua relação com a escola, principalmente com a educação física no ensino médio. Essa intervenção utilizou como alicerce temas ligados a cultura juvenil presentes nas orientações curriculares para o ensino médio de 2006, específicos para a educação física e para a comunidade escolar. Os/as jovens estudantes de três turmas do ensino médio formaram oito núcleos juvenis, sendo um de dança, um de exercícios dinâmicos, ainda um de basquete, outros três de voleibol e dois de futsal. Cada núcleo trabalhou com quatro temas ligados à cultura juvenil. Os núcleos se reuniam uma vez por semana nas aulas de Educação Física e realizavam atividades de acordo com os conteúdos e temas escolhidos por eles. Nesse trabalho, o professor atuou como um mediador entre as diversas problemáticas que foram surgindo. Para esse trabalho, foram realizadas, como objetivo específico, parcerias com as disciplinas de Arte, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Durante a intervenção surgiram muitos desafios, expondo as fragilidades da escola e do ensino médio com as juventudes, assim como as dificuldades sociais para além da escola que os jovens enfrentam. O experimento, entretanto, serviu como espaço para, além de garantir as práticas culturais juvenis no espaço escolar, debater e problematizar essas fragilidades sociais que ainda são um empecilho para a garantia de uma vida social digna para os jovens. Por fim, identificamos ser necessário compreender e discutir os diversos conceitos de juventudes existentes para que se possa afirmar e garantir o jovem como ser social, dotado de especificidades.