Planejamento Integrado na Educação Infantil – a Educação Física em foco

Nome: TALITA BERNARDO SODRÉ ESTEVES DANIEL

Data de publicação: 29/03/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
PAULA CRISTINA DA COSTA SILVA Orientador

Resumo: Com o objetivo de planejar e executar ações pedagógicas integradas entre professoras de Educação Física e professores generalistas do município de Itaguaí/RJ, que atuam na etapa da Educação Infantil, foi realizada uma pesquisa ação dividida em 3 fases: exploratória, intervenção avaliação e divulgação externa. Na fase exploratória os participantes responderam ao 1° questionário com a finalidade de conhecer o perfil dos professores generalistas e de Educação física. Na Fase de intervenção foi realizada a Semana Pedagógica de Educação Infantil (SPEI), composta por 2 encontros destinados às palestras, 1 encontro para escuta docente e suas realidades frente à temática proposta, 1 encontro para elaborar o planejamento integrado e 1 encontro destinado ao seminário de apresentação das produções. Na fase de avaliação, o 2o questionário averiguou os desdobramentos da Semana Pedagógica e a efetiva execução do planejamento integrado. Dentre os resultados encontrados foram observadas as tentativas de alguns docentes em promover ações integradas em prol do desenvolvimento das crianças que envolvem encontros na sala dos professores, nos corredores, entre uma aula e outra, ou até mesmo fora do horário de trabalho. Também foram notadas dificuldades para manter o diálogo e, consequentemente o planejamento de ações integradas nas escolas dos participantes. Além disso, a falta de alinhamento com elementos fundamentais da Educação Infantil (concepção de criança e o brincar) com os documentos norteadores mais recentes foi um fator marcante na análise dos dados. Concluímos que planejar de forma integrada é uma tarefa complexa que exige cooperação, interação e diálogo entre todos os planos que compõem a Educação (Plano Curricular, Plano Didático e Plano Pedagógico) para obter êxito na garantia de uma formação integral para crianças da Educação Infantil. Somados a isso, a oferta de formação continuada a todas (os) docentes tanto do Plano Pedagógico quanto do Didático é, também, um quesito indispensável.

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