Metodologia de Projeto: jogos e brincadeiras com crianças em transição da educação infantil para o ensino fundamental

Nome: WILIANE MACHADO VARGAS GRILLO

Data de publicação: 10/05/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
NELSON FIGUEIREDO DE ANDRADE FILHO Orientador

Resumo: A presente pesquisa objetivou trabalhar com elementos da pesquisa-ação na construção da metodologia de projeto, tendo como objeto de estudo a própria prática A presente pesquisa objetivou trabalhar com elementos da pesquisa-ação na construção da metodologia de projeto, tendo como objeto de estudo a própria prática de ensino da pesquisadora em uma turma de 1º ano do ensino fundamental no município de Vitória/ES. O objetivo geral foi desenvolver uma experiência docente alternativa, mobilizando o conteúdo jogos e brincadeiras com crianças em fase de transição da educação infantil para o ensino fundamental nas aulas de Educação Física. A proposta do conteúdo jogos e brincadeiras no trabalho de intervenção se
apresenta pela importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças na interação social, principalmente na fase de transição, que se apresenta em vários momentos na vida do indivíduo, podendo ser considerada um período de crise. No
entanto, deve ser potencializada por meio de um olhar específico, evitando rupturas na aprendizagem, apresentando um espaço que acolha e desafie os alunos. Incentivando a coparticipação das crianças nas decisões durante a construção da aula, onde puderam compartilhar as vivências trazidas da educação infantil, os medos, ansiedades e expectativas que sentiam ao adentrarem ao novo nível de ensino. Construíram-se as aulas a partir do resgate das experiências do nível anterior. As crianças indicaram, em roda de conversa, que a EMEF “não é legal” como o CMEI. Reivindicações foram projetadas por meio de uma carta aberta, construída coletivamente pelos estudantes, endereçada à diretora da escola, com propostas para melhorar aspectos referentes às relações entre os sujeitos, estrutura, rotina de aula, materiais e ambiente. O objetivo da carta é que a escola se torne um ambiente mais atrativo no sentido lúdico e das relações estabelecidas nesse espaço pertencente aos alunos. Durante o trabalho de intervenção, puderam ser identificadas problemáticas enfrentadas pelas crianças nesse processo de transição
e a forma como a metodologia de projeto emerge como alternativa de ensino que contribuiu na identificação e desenvolvimento das experiências de movimentos corporais das crianças nessa fase durante as aulas de Educação Física.

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