A dança nas aulas de Educação Física: legitimidade e democratização ‘via’ prática pedagógica

Nome: Janaina Lubiana AltoéTipo: Dissertação de mestrado profissionalData de publicação: 28/07/2020Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ueberson Ribeiro Almeida Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Antonio Carlos Moraes Examinador Interno
Erineusa Maria da Silva Coorientador
Fernando Jaime González Examinador Externo
Ueberson Ribeiro Almeida Orientador
Valter Bracht Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação é fruto de uma proposta de intervenção pedagógica desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Nemer, localizada na cidade de Castelo (ES). Apresenta como objetivo central repensar a dança como conteúdo de ensino da Educação Física no Ensino Médio a partir do planejamento, da experimentação e da análise de uma Sequência Didática/Unidade de Ensino, buscando a participação democrática. A proposta seguiu os pressupostos e as possibilidades didáticometodológicas das perspectivas críticas da Educação Física articuladas às diferentes dimensões do conteúdo. O planejamento participativo foi importante para selecionar os conteúdos e construir conhecimentos significativos para os(as) estudantes. O processo de análise considerou os dados produzidos por meio das seguintes estratégias: implementação de questionários diagnósticos; planejamento com a equipe gestora e pedagógica da escola; reunião com os pais, as mães e/ou responsáveis; rodas de conversa com os(as) estudantes; trabalho interdisciplinar com o componente curricular Arte; conversas por WhatsApp; registros do diário de campo e de vários materiais, como: relatórios, cartazes, textos, ilustrações, apreciação de filme, comentários críticos de letras de músicas, fotografias e vídeos elaborados pelos(as) estudantes durante as aulas da intervenção pedagógica. A mediação docente foi necessária para equilibrar as tensões geradas durante as atividades e para superar dificuldades, entre as quais se destacaram: a deficiência da infraestrutura da escola e a resistência inicial dos(as) estudantes, possivelmente relacionada à falta de proximidade com o conteúdo, com questões religiosas e de gênero, com problemas com a autoimagem e com a presença hegemônica do conteúdo esportivo ao longo da escolarização. Os conteúdos trabalhados na intervenção pedagógica foram sistematizados em um material curricular. Este está disponível em CD e na internet via link de acesso. O propósito do material curricular é ser um dispositivo didático para fortalecer a dança na escola e estimular a reflexão sobre a prática pedagógica. A proposta desenvolvida possibilitou a aquisição e a produção de conhecimentos em dança durante as aulas de Educação Física no Ensino Médio.

Palavras-chave: Educação Física no Ensino Médio. Ensino da Dança. Prática Pedagógica.

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