O processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: pensando e repensando a Educação Física

Nome: Daniela Fernanda Rodrigues da SilvaTipo: Dissertação de mestrado profissionalData de publicação: 18/06/2020Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Paula Cristina da Costa Silva Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Aguinaldo Cesar Surdi Examinador Interno
Andrize Ramires Costa Examinador Externo
Paula Cristina da Costa Silva Orientador

Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um processo de ensino-aprendizado que atendesse as demandas da fase de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para a realização dessa tarefa, foi realizada uma pesquisa qualitativa na qual a investigadora atuou como pesquisadora-participante. A coleta de dados ocorreu nas aulas de Educação Física desenvolvidas em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental dos anos iniciais, em Nanuque/MG, com uma turma do 1º ano. Os registros das aulas foram feitos por fotos e anotações em caderno de campo, suas avaliações ocorreram de forma dialogada e por meio de desenhos produzidos pelas crianças ao longo das intervenções. Foram realizadas 27 aulas que abordaram os conteúdos de Ginástica para Todos, Atletismo e Brinquedos e Brincadeiras. A análise dos dados ocorreu por meio dos pressupostos da sociologia da infância. Como um dos resultados foi elaborado um caderno de atividades que tem como finalidade orientar ações para essa fase de transição. Os demais resultados englobam a percepção que o diálogo é o fio condutor de boas relações e entendimento das ações educativas e que a escola (profissionais e espaços) podem se adaptar aos alunos, embora não tenha sido visto iniciativas nesse sentido durante a pesquisa. Como conclusão aponta-se que é necessário pensar uma forma agradável e lúdica de as crianças vivenciarem a transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental, envolvendo toda a comunidade escolar no planejamento e nas ações educativas no sentido de adaptação das escolas (seja com relação aos tempos e espaços) para que seja possível acolher, de maneira humanizada, os alunos. Destaca-se que, nesse processo, o professor de Educação Física desempenha uma função essencial como facilitador do aprendizado proporcionando o papel de protagonista aos estudantes nessa construção.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física Escolar. Práticas Pedagógicas. Educação Infantil. Ensino Fundamental.Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910