Produção de conhecimento, práticas pedagógicas e inclusão: uma análise a partir das publicações brasileiras
Resumo: Este projeto de pesquisa objetiva identificar, conhecer e analisar a produção científica acerca do debate afeto a inclusão de alunos/as com deficiência em contextos da Educação Física. Os dados serão coletados por meio da seleção de Banco de Teses da Capes e de busca em periódicos com extratos A2, B1 e B2, em consonância com o qualis de periódicos estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. A intenção é compreender e analisar criticamente como o debate afeto as práticas pedagógicas inclusivas em aulas de Educação Física vem sendo veiculado nos principais periódicos nacionais. Muito se tem estudado e discutido sobre processos de inclusão desses indivíduos nos diversos ambientes /tempos sociais, porém, tais produção nem sempre, tem reverbaerado em práticas pedagógicas igualitárias e qaulitativamente comprometidas com o acolhimento e o desenvolvimento integral dos alunos com deficiência. Os resultados esperados caminham na direção da constituição de um banco de dados que nos indiquem os possíveis avanços, limites e tensões atravessadores aos processos educacionais inclusivos das pessoas com deficiência, em contextos de aulas de Educação Física.
Data de início: 2019-08-01
Prazo (meses): 24
Participantes:
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Nome |
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Aluno Mestrado | Ingrid Rosa Carvalho |
Aluno Mestrado | Humberto Coelho da Silva |
Coordenador | Maria das Graças Carvalho Silva de Sá |
Pesquisador | José Francisco Chicon |