Descrição da carga de treinamento de idosos submetidos a sessão única de treinamento usando apenas o peso corporal com diferentes cadencias de execução em academias da cidade

Resumo: Introdução: Com a repercussão das projeções de aumento da população idosa brasileira o estado intensificou tanto a participação quanto o desenvolvimento de ações para melhorar a condição de vida da população idosa. Uma das propostas desenvolvidas e aplicadas para essa população foi a implementação da chamada "academia aberta" com o intuito de enfatizar a promoção de programas atividade física com livre acesso. No entanto, é possível observar que, embora a eficácia do programa esteja bem estabelecida em relação à facilidade para promover a facilitação do comportamento ativo, o programa ainda não possui informações sobre freqüência, duração e intensidade semanal de exercícios físicos realizados. Sendo assim o objetivo do projeto é avaliar as repercussões nos indicadores de carga de treino em idosos idosos submetidos a sessão de treinamento utilizando aparelhos clássicos da academia aberta manipulando a velocidade e a freqüência de execução do movimento usando massa corporal .
Métodos: idosos (≥ 60 anos), fisicamente independentes e recreativamente ativos, participarão voluntariamente deste estudo. Serão realizados quatro exercícios físicos em sessão única sessão (30 minutos) nos seguintes aparelhos: elíptica, remada, surf e leg press. A sessão será randomizada utilizando as seguintes cadencias para a ação muscular 1:0,5; 1:1 e 1:2 sendo os exercícios realizados em 20 series considerando 30 segundos de estimulo com 30 segundos de recuperação, com 5 series para cada exercício. Será monitorada a frequência cardíaca e a percepção de esforço percebido antes, durante e imediatamente no final de cada exercício, além disso, a quantidade total de movimento realizados em cada exercício será usado para quantificar a carga externa de treinamento. A intensidade do esforço da sessão será avaliada pela percepção que foi avaliada para cada sujeito durante o período de estudo. Adicionalmente será avaliada a percepção de prazer antes e após a realização da sessão.

Para analise estatística será utilizado o software SPSS® (v.15.0) para Windows. Para fins comparativos será utilizado o teste de Anova coma medidas repetidas seguidas pelo teste pós-hoc de Tukey. O nível de significância adotado será o de p ≤ 0,05. O tamanho do efeito Cohen (d) será calculado para quantificar a magnitude das respostas. Os dados serão apresentados em media ± desvio padrão.

Data de início: 12/12/2017
Prazo (meses): 5

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador DANILO SALES BOCALINI
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910