Da imprensa periódica de ensino e de técnicas às prescrições pedagógicas: proposições de dispositivos didáticos em revistas para Educação Física (1932-1960)
Resumo: Objetiva analisar a contribuição dos periódicos de ensino e de técnicas na produção e legitimação de um conhecimento que buscava implantar e consolidar a Educação Física no País, por meio de matérias que orientavam as aulas didaticamente em seus conteúdos de ensino e práticas avaliativas. O projeto é orientado pelos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural (CHARTIER, 1990). A periodização das fontes, 1930 a 1960, justifica-se por concentrar o ciclo de vida dos periódicos de ensino e de técnicas, sendo eles: Revista Educação Física (1932-1960), Revista Educação Physica (1932-1945), Boletim de Educação Física (1941-1958), Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952) e Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (1945-1966). O corpus documental será delimitado pela leitura prévia do título dos artigos presentes no Catálogo de periódicos de educação física e esporte (FERREIRA NETO et al., 2002) e dos próprios textos. Um novo projeto de pesquisa que se debruce à imprensa periódica de ensino e de técnicas faz-se relevante por compreendermos o lugar central dessas fontes no processo de inserção da Educação Física no currículo escolar. A análise será quantitativa e qualitativa. Para a primeira utilizaremos o software IBM® SPSS® Statistics 22, já para a segunda o softwares Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes e de Questionnaires) e Nvivo 11 Pro Academic for Windows.
Data de início: 09/01/2018
Prazo (meses): 60
Participantes:
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Nome |
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Aluno Doutorado | JULIANA MARTINS CASSANI |
Aluno Mestrado | RENATO PEREIRA COIMBRA RETZ |
Coordenador | WAGNER DOS SANTOS |
Vice-Coordenador | AMARÍLIO FERREIRA NETO |