PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISES DAS INSTITUIÇÕES DA AMÉRICA LATINA

Resumo: Este projeto é um desdobramento dos resultados das pesquisas “Avaliação na educação física escolar: um estudo da formação inicial nas universidades federais”, financiada pelo Edital Universal CNPq 14/2013, sob o nº do Processo: 481424/2013-0, e, “Avaliação do ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de educação física: entre prescrições e práticas” aprovado no Edital Produtividade em Pesquisa – PQ 2015, ambos na grande área de Ciências Humanas na área da Educação. Além disso, ele se associa ao projeto “Análise comparativa do perfil da formação profissional em educação física: a América Latina em foco”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e do CNPq. De modo específico, este projeto, que será coordenado no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo, conta com a parceria com pesquisadores da Ufg, Ufrj, Udelar (Uruguai), IUCesmag (Colômbia), PUC/Valparaíso (Chile), e tem por objetivo compreender o modo como a temática avaliação educacional tem sido trabalhada nos cursos de formação inicial de
professores em nove países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai, Venezuela). O projeto se caracteriza como uma pesquisa plurimetodológica de natureza quanti-qualitativa, fundamentado na análise crítico-documental (BLOCH, 2001) e na pesquisa de campo. A delimitação das instituições participantes seguirá os critérios: a) ser uma instituição de ensino superior localizada na América Latina; b) ter o curso em Educação Física, voltado para a atuação na educação; c) ter em seu currículo uma disciplina específica e obrigatória sobre avaliação educacional.De um mapeamento inicial já produzido, foram selecionados 48 instituições em nove países, com a seguinte distribuição: Argentina (4), Brasil (10), Chile (17), Colômbia (6), Equador (1), México (2), Peru (2), Uruguai (2), Venezuela (4). As fontes se constituirão em: projetos de curso, planos de ensino e
narrativas de professores e alunos da formação inicial. Para a produção dos dados com os professores e alunos, utilizará como instrumentos: questionário, com questões abertas e fechadas, entrevista em grupo e individuais semiestruturada. Para tabulação e análise dos dados, utilizaremos os softwares NVivo10, SPSS e Iramuteq.

Data de início: 22/05/2017
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado JULIANA MARTINS CASSANI
Aluno Doutorado ALINE DE OLIVEIRA VIEIRA
Aluno Doutorado RODRIGO MARQUES
Aluno Mestrado WALLACY CAMPOS PRADO
Aluno Mestrado SAYONARA CUNHA DE PAULA

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910