POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS EM DIFERENTES CONTEXTOS: TENSÕES, AVANÇOS E POSSIBILIDADES NOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Resumo: Envolve professores-pesquisadores que atuam nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e da Università degli Studi di Sassari (Itália). Objetiva cartografar a Educação Especial em municípios brasileiros, situados no Espírito Santo considerando os contextos e as políticas educacionais locais, os índices educacionais, os dados relativos à escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial e a organização/gestão da Educação Especial nas redes envolvidas no estudo. Concomitantemente, se propõe promover a comparação dessa realidade com municípios localizados na região da Sardenha na Itália, buscando identificar articulações/aproximações e compreender diferentes aspectos dos processos, concepções e políticas relativas à educabilidade das pessoas público-alvo da Educação Especial em diferentes sociedades. Adota como referencial teórico as contribuições de Boaventura de Sousa Santos, de pesquisadores da Educação Especial e a própria legislação educacional brasileira e italiana. A metodologia a ser utilizada é de caráter predominantemente qualitativo associada também a dados quantitativos, envolvendo análise de dados do Censo Escolar a partir da ferramenta estatística SPSS, revisão bibliográfica, análise de produções acadêmicas e de documentos, estudos de casos e realização de entrevistas com gestores e profissionais da Educação. Para as análises qualitativas, apoia-se nas abordagens de análise de conteúdo e análise crítica do discurso, a partir dos objetivos da investigação. Como resultados, busca-se constituir conhecimentos sobre a implementação de políticas públicas favorecedoras da inclusão escolar de pessoas público-alvo da Educação Especial e sobre a formação de professores-pesquisadores, promovendo a divulgação desses conhecimentos por meio de livros, dissertações, relatórios de iniciação científica e apresentação de trabalhos em congressos qualificados conforme critérios adotados pela CAPES.

Data de início: 2016-08-01
Prazo (meses): 72

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
Pesquisador Alexandro Braga Vieira
Pesquisador Ines de Oliveira Ramos Martins
Pesquisador Reginaldo Célio Sobrinho
Pesquisador Isabel Matos Nunes

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