Produção de conhecimento, Educação Física e Inclusão: distanciamantos e aproximações a perspectiva inclusiva

Resumo: O debate que permeia a produção de conhecimento no âmbito da Educação Física Adaptada e da inclusão nos evidencia a necessidade da realização de uma meta-análise que desvele o diferentes sentidos e significados que este discussão vem sendo gestadas desde década de 1990, período disprador de movimentos em prol da inclusão de pessoas com deficiencia. Para tanto, objetiva-se realizar uma revisão bibliográfica a fim de analisar a produção científica de 2005 até 2015. Nosso problemática busca compreender em que medida tais pesquisas seguem padrões e procedimentos produzidos a partir de perspectivas hegemonicas e, por consequência, promovedoras de ações excludentes ou, inversamente, encontram-se em consonância com a perspectiva inclusiva a partir de pressupostos comprometidos com a reflexão crítica e a transformação social em contextos éticos, democráticos e de equidade. Como resultado espera-se: 1) Conhecer o percurso das pesquisas relativas a Educação Física Adaptada em nível nacional; 2) Potencializar o estado da arte relativo ao campo acadêmico-científico em tese, produzindo uma síntese das principais idéias, aproximações e distanciamantos identificados; 3) Potencializar o entendimento sobre inclusão como uma atitude ético-politica em defesa do direito do indivíduo de não só se tornar-se igual, mas também distinguir-se e ser reconhecido na/pela diferença.

Data de início: 2015-07-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
Vice-Coordenador José Francisco Chicon
Acesso à informação
Transparência Pública

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