Efeito da prática de Pilates sobre capacidades físicas e qualidade de vida de pessoas saudáveis

Resumo: Os exercícios do método Pilates foram desenvolvidos a partir da combinação de técnicas orientais, as quais abordam a calma, a concentração e a percepção de si mesmo como um todo enfatizando o alongamento e a flexibilidade, e técnicas ocidentais, as quais enfatizam o movimento, o tônus e a força muscular.
A popularidade e a aceitação do método Pilates vem crescendo cada vez mais na parcela da população que procura uma alternativa de atividade física às tradicionais aulas de musculação e ginástica localizada. Com este crescente interesse no Pilates como um método eficaz de exercício na população saudável, seria esperado um panorama científico que permitisse a aplicação do método baseado em evidências. Apesar dos inúmeros trabalhos encontrados na literatura, a grande maioria investigou pessoas com alguma patologia ou atletas e dançarinos, sendo escassos estudos com população saudável não atleta publicados em periódicos científicos de qualidade.
Para verificar o efeito da prática de Pilates sobre as capacidades físicas e a qualidade de vida de pessoas saudáveis, serão feitas avaliações da flexibilidade, postura, força, cinemática respiratória, composição corporal e qualidade de vida em um grupo de 60 sujeitos. Trinta sujeitos participarão de um programa de Pilates modalidade solo por 12 semanas enquanto 30 servirão de grupo controle. Ao final das 12 semanas todos os sujeitos serão reavaliados e os resultados comparados.

Data de início: 20/01/2014
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado JENIFFER LUBIANA CAMPOS
Pesquisador RODRIGO LUIZ VANCINI
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910