FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: A GESTÃO EM FOCO

Resumo: O estudo tem por objetivo compreender as particularidades e os desafios postos aos gestores da área de Educação Física escolar dos sete municípios da Grande Vitória em relação a implementação das políticas públicas de inclusão, por meio de suas narrativas, em uma ação de formação continuada. Adotamos como caminho metodológico, a pesquisa qualitativa numa perspectiva colaborativa. Os dados serão coletados por meio da narrativa dos professores participantes, do diário de campo e do uso de entrevista narrativa. Os sujeitos do estudo serão constituídos por um número mínimo de seis e até 14 professores gestores da área de Educação Física dos municípios da Grande Vitória, que por adesão voluntária, participarão de encontros semanais de formação, de três horas presenciais e três não presenciais, no LAEFA/CEFD/UFES, via curso de extensão. Com os resultados deste estudo espera-se: 1) produzir informações que subsidiem as secretarias de educação nas políticas de formação continuada de professores e gestores de área na perspectiva da inclusão; 2) Que a partir do processo de reflexão-ação-reflexão nos encontros de formação, os professores gestores colaborativamente e de forma aprendente, possam ressignificar a gestão na perspectiva da inclusão.

Data de início: 2013-06-28
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Zelinda Orlandi Siquara
Aluno Mestrado Jolimar Cosmo
Coordenador José Francisco Chicon
Pesquisador Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
Pesquisador Sylvia Fernanda Nascimento
Acesso à informação
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