EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELAÇÃO COM OS SABERES COM O COTIDIANO ESCOLAR: ELEMENTOS PARA UMA TEORIA
Resumo: O objetivo do projeto guarda-chuva é apresentar elementos para uma teoria da Educação Física que assume como referência as práticas produzidas no cotidiano escolar. A definição do objeto de estudo pelo viés das práticas evidenciará, com base nas pistas e indícios (GINZBURG, 1989) deixadas pelos professores e alunos, os processos de constituição das identidades culturais produzidas na/pela Educação Física, os sentidos e significados produzidos pela relação com o saber experienciados por esse componente curricular e suas implicações para a avaliação e o currículo praticado no cotidiano escolar. O desenho metodológico do projeto é de natureza qualitativa, do tipo estudos com o cotidiano, em especial pesquisa narrativa. Os instrumentos para a produção dos dados são grupo focal, entrevistas semi-estruturada, registro iconográfico, registro em diário de campo e análise documental do registro pedagógico produzido por professores e alunos. Espera-se, nesta pesquisa, oferecer subsídios que possam, na concretude dos espaços e tempos escolares, conjeturar outros olhares para a Educação Física indicando possibilidades de atuação profissional.
Data de início: 01/08/2012
Prazo (meses): 24
Participantes:
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Nome |
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Aluno Doutorado | KEZIA RODRIGUES NUNES |
Aluno Mestrado | ÉRICA BOLZAN |
Aluno Mestrado | VERÔNICA FREITAS DOS SANTOS |
Aluno Mestrado | JULIANA MARTINS CASSANI |
Coordenador | WAGNER DOS SANTOS |