PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:A EXPERIÊNCIA DO LAEFA/CEFD

Resumo: Resumo: Pesquisa Qualitativa no intuito desenvolver e analisar estudos e práticas pedagógicas inclusivas no atendimento educacional a crianças, jovens e adultos com Deficiência Intelectual. O estudo tomará como eixo central no âmbito teórico-metodológico a Pesquisa Ação Colaborativa, pela possibilidade que esta perspectiva oferece aos envolvidos (professores, estagiários, pesquisadores, alunos e familiares em geral) para atuarem de maneira compartilhada na produção de saberes e fazeres pedagógicos. Os sujeitos participantes do estudo em tela serão oriundos da APAE de Vitória/ES, da Pestalozzi/Serra/ES e da comunidade, totalizando um grupo de 30 alunos. Serão realizadas intervenções semanais, iniciadas em agosto de 2011 e que irão até novembro do mesmo ano, totalizando 15 aulas. Os dados serão coletados por meio de diários de campo, entrevistas, filmagens, fotografias, além dos materiais produzidos pelos alunos (desenhos, murais etc). Os resultados esperados caminham no sentido de se oportunizar aos acadêmicos do Curso de Educação Física do CEFD/UFES vivenciarem, como estagiários, a experiência de organizar, executar e analisar o planejamento no atendimento a crianças, jovens e adultos com deficiência, participando de grupos de estudos e práticas de iniciação a pesquisa com vistas a torná-los profissionais melhor capacitados para lidar com a diversidade humana que atravessam os diferentes/diversos cotidianos escolares.

Data de início: 2011-05-12
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador José Francisco Chicon
Pesquisador Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910