PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: OLHARES E PERSPECTIVAS

Resumo: Objetivamos, neste trabalho, adentrar em um campo fértil ainda pouco estudado na área, qual seja, buscar, por meio de pesquisa empírica, compreender e problematizar as práticas avaliativas produzidas por professores de Educação Física das séries iniciais e finais do ensino fundamental de Vitória-ES, acompanhando seu enredamento no cotidiano escolar. A definição do objeto de estudo pelo viés da avaliação, possibilitará, com base das pistas e indícios produzidos pelos praticantes, evidenciar os processos estratégicos/táticos de apropriação e ressignificação (CERTEAU, 1994), que podem anunciar novas possibilidades de ensino, aprendizagem e de desenvolvimento tanto dos professores como dos alunos. Para tanto, assume a produção dos estudos com o cotidiano como referencial teórico-metodológico, estabelecendo um diálogo com autores das áreas de História, Sociologia, Educação e Educação Física. Espera-se, nesta pesquisa, oferecer subsídios teórico que possam, na concretude dos espaçostempos escolares, conjeturar outros olhares para a prática avaliativa nas aulas de Educação Física.

Data de início: 2010-08-01
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Wagner dos Santos
Pesquisador Omar Schneider
Pesquisador Silvana Ventorim
Pesquisador Kezia Rodrigues Nunes
Pesquisador André da Silva Mello

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910