Valores em Jogo: jogos e olimpíadas escolares como emulação de valores

Resumo: Segundo a teoria sociológica, todas as sociedades constroem formas de celebração de seus valores e identidade. Neste contexto, autores como DaMatta (2003), MacAloon (1984) e Klausen (1995) afirmam que os Jogos Olímpicos tem como fundamento valores da modernidade ocidental e, como tal, funcionam como rituais seculares de celebração desses valores. Podemos observar a elevada quantidade de ‘olimpíadas’de todos os tipos, muitos sem nenhuma conexão com o esporte. Todavia, no contexto de sociedades cada vez mais plurais (HALL, 2000) não se conhece como estes valores ritualizados são apropriados no âmbito local. Este projeto tem por objetivo investigar os sentidos, significados e valores envolvidos na realização ‘jogos’ e ‘olimpíadas’ escolares, com ênfase em seus rituais de abertura, premiações e encerramento. A pesquisa, de caráter etnográfico, adotará como instrumentos de coleta de dados a observação (registrada em diário de campo), técnicas de entrevistas e a análise de documentos relacionados à organização dos eventos a serem investigados. Trabalhamos com a hipótese da existência de deslocamentos de significado na elaboração de sentimentos e identidades coletivas em face das tensões entre as diferentes possibilidades de elaboração de valores e identidades. Neste contexto, tais elaborações oscilariam entre uma generalidade formal e reapropriações específicas segundo os códigos e demandas dos grupos e instituições que os organizam.

Data de início: 2009-11-30
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Ana Gabriela Alves Medeiros
Aluno Mestrado Guilherme Ferreira Santos
Coordenador Otávio Guimarães Tavares da Silva
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910