Educação Física na Educação Infantil: a prática como mediadora na construção de saberes e fazeres para a intervenção pedagógica

Resumo: Investiga o impacto das aulas de Educação Física (EF), desenvolvidas na perspectiva da Pedagogia de Projetos, sobre o desenvolvimento motor dos alunos de uma turma de Educação Infantil (EI) e sobre as representações dos sujeitos (professores e equipe pedagógica) presentes no cotidiano escolar. A metodologia de estudo será a Pesquisa Ação Colaborativa, que incidirá sobre uma experiência de intervenção pedagógica da EF na EI, realizada na Escola Criarte, localizada na Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados serão coletados por meio de dois testes motores: um verificará as capacidades motoras (ROSA NETO, 2002) e o outro verificará o nível de desenvolvimento das habilidades motoras (GALLAHUE; OZMUN, 2001). Realizaremos entrevistas em grupo focal para analisar as representações sociais dos professores, equipe pedagógica e direção da escola sobre os limites e possibilidades de inserir a EF na EIl por meio da Pedagogia de Projetos. A interpretação das representações sociais ocorrerá pela Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001). Os dados coletados nas diferentes fontes serão interpretados com atenção especial para o contexto de produção dos sentidos por meio de diferentes significantes verbais e da ação. Os sentidos atribuídos às palavras e ações serão construídos considerando o contexto sociointeracional de sua produção.

Data de início: 2009-08-01
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador Omar Schneider
Coordenador André da Silva Mello
Acesso à informação
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