A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O CURRÍCULO EM CONTEXTOS SUL- AMERICANOS: UM ESTUDO COMPARATIVO
Resumo: Este projeto de pesquisa é uma proposição em parceria entre oito Universidades da América do Sul, sendo elas: Universidad Nacional de Comahue (UNCO) e Universidad Provincial De Córdoba (UPC) da Argentina; Universidád Catolica del Maule (UCM) do Chile; Universidade de Antioquia (U. de A.) da Colômbia; Universidad de la República (Udelar) do Uruguai; Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ) do Brasil. Em linhas gerais, o projeto em âmbito internacional se constitui num esforço, em duas línguas, de garantir o direito de aprendizagem dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, considerando os marcos legais curriculares da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia e do Uruguai. A investigação parte do princípio que a relação entre as práticas docentes e os currículos oficiais no campo da Educação Física, constitui-se num núcleo poderoso de investigação, com potencial de qualificar as aulas desse componente curricular em escolas da América do Sul. Em sua estrutura, o projeto considera que ao participar de empreendimentos que proporcionem reflexão sobre o direito de aprendizagem dos alunos, considerando os marcos legais curriculares, professores de Educação Física escolar dos cinco países podem ampliar seus saberes e suas atuações docentes.
Data de início: 10/01/2024
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel | Nome |
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Aluno Mestrado | JOÃO PEDRO ZOTH BATISTA |
Coordenador | ILEANA WENETZ |
Vice-Coordenador | ERINEUSA MARIA DA SILVA |