As políticas públicas educacionais e a comunidade ‘trans’: o caso da Educação Física no Brasil

Resumo: Essa pesquisa busca a partir dos Estudos de Gênero e da teoría queer problematizar o discurso das políticas públicas educacionais brasileiras e as diversas formas que o universo “trans” é identificado e/ou problematizado. Nesse contexto, pretendemos identificar as representações e resistências que a comunidade trans vivenciou/vivencia nas aulas de Educação Física e as práticas corporais como instância de formação. Com essa finalidade, a partir de uma pesquisa qualitativa e apoiada teórico-metodologicamente em Foucault e Ginsburg, utilizaremos como fontes: informes gerais sobre a comunidade ‘trans’, legislações para a educação e para a Educação Física, reportagens e notícias de imprensa voltadas para a educação e Educação Física escolar, vozes e testemunhos da referida comunidade. Pretendemos identificar os sentidos e significados que a partir -e desde- a Educação Física se transmitem, circulam, se produzem, assim como os processos de apropriação por parte da comunidade ‘trans’ no referido espaçotempo curricular.

Data de início: 05/04/2022
Prazo (meses): 36

Participantes:

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Coordenador ILEANA WENETZ
Transparência Pública
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