As políticas públicas educacionais e a comunidade trans: o caso da Educação Física no Brasil
Resumo: Essa pesquisa busca a partir dos Estudos de Gênero e da teoría queer problematizar o discurso das políticas públicas educacionais brasileiras e as diversas formas que o universo trans é identificado e/ou problematizado. Nesse contexto, pretendemos identificar as representações e resistências que a comunidade trans vivenciou/vivencia nas aulas de Educação Física e as práticas corporais como instância de formação. Com essa finalidade, a partir de uma pesquisa qualitativa e apoiada teórico-metodologicamente em Foucault e Ginsburg, utilizaremos como fontes: informes gerais sobre a comunidade trans, legislações para a educação e para a Educação Física, reportagens e notícias de imprensa voltadas para a educação e Educação Física escolar, vozes e testemunhos da referida comunidade. Pretendemos identificar os sentidos e significados que a partir -e desde- a Educação Física se transmitem, circulam, se produzem, assim como os processos de apropriação por parte da comunidade trans no referido espaçotempo curricular.
Data de início: 05/04/2022
Prazo (meses): 36
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | ILEANA WENETZ |