A importância e os desafios de ensinar e investigar os conceitos básicos e aplicados de Hábitos de Vida Saudável para estudantes da Educação Básica

Resumo: O avanço mundial da tecnologia influenciou diretamente no crescimento do sedentarismo e, consequentemente, no aumento da prevalência de diversas morbidades decorrentes de mudanças no mundo moderno, entre elas a obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Nesse sentido, a literatura tem demonstrado um crescente aumento no comportamento sedentário e morbidades associadas em escolares do ensino básico, entre elas: obesidade, diabetes e hipertensão. Segundo alguns autores o comportamento sedentário (CS) é definido como o tempo gasto e/ou dispêndio de energia ≤1,5 unidades do equivalente metabólico (MET) que uma pessoa acordada gera em atividades rotineiras do dia a dia. Assim, as atividades de Educação em Saúde estimulam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento da população, e sua participação, em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, através de ações educativas e oficinas. Diante do exposto, este trabalho consistirá em estudo de levantamento observacional e de campo, transversal de base populacional, que visa investigar e caracterizar a relação entre o comportamento sedentário e as morbidades associadas em uma amostra representativa de escolares do ensino básico e médio do município de Cariacica/ES, a partir os escolares da Escola Parceira. Em adição, a proposta visa discutir a importância e os desafios de ensinar os conceitos de Educação em Saúde em escolares do ensino básico e médio. Para o trabalho de campo, a amostra utilizada no presente estudo será de escolares de ambos os sexos, com faixa etária de 10 a 17 anos, regularmente matriculados na Escola Parceira do município de Cariacica/ES. Para a seleção da amostra será realizado, inicialmente, um levantamento para identificação do número de escolares matriculados no ensino básico no ano letivo de 2021. Os escolares e professores participantes da pesquisa receberão os Termos de Assentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Consentimento Livre e Esclarecido, respectivamente, para serem autorizados por seus responsáveis, no qual serão informados dos objetivos e procedimentos desta investigação. Este projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo. O comportamento sedentário e atividade física semanal serão analisados por meio do questionário, onde os escolares serão questionados quanto a hábitos de assistir televisão, utilizar o computador, jogar videogame e utilizar smartphone/tablet, separadamente, bem como parâmetros relacionados à atividade física semanal. Será utilizado o questionário IPAQ, em sua versão curta, para medida do nível de atividade física (NAF) por meio de questionário. A qualidade de vida será analisada por meio do questionário pediátrico PedsQLTM4.0. A análise da composição corporal será realizada por bioimpedância no Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental da Universidade Federal do Espírito Santo para verificação de obesidade. Além do percentual de gordura, os seguintes parâmetros corporais serão analisados: estatura, massa corporal e índice de massa corporal (IMC; kg/m2). O diagnóstico do Diabetes Mellitus será realizado por meio da análise da glicemia de jejum e casual, utilizando-se glicosímetro portátil Accu-Chek Go Kit (Roche Diagnostic Brazil Ltda., São Paulo, Brasil), sendo a interpretação dos resultados realizada conforme os parâmetros estabelecidos pela Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes - 2019/2020. As concentrações séricas de colesterol total (CT), triglicerídeos (TG) e lipoproteína de alta (HDL) e baixa densidade (LDL) serão determinadas utilizando-se kits específicos (Bioclin Bioquímica®, Minas Gerais, Brasil) e analisadas por equipamento BS-200 (Mindray do Brasil, São Paulo, Brasil). A mensuração da pressão arterial (PA) será realizada no ambiente escolar, com explicação e demonstração dos procedimentos a serem realizados e de acordo com as recomendações da VII Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. A mensuração da aptidão cardiorrespiratória, do ponto de vista da saúde, será realizada a partir dos testes submáximo de 6 minutos e cardiopulmonar de exercício (TCPE). Em relação à Educação em Saúde, a presente proposta visa a realização de ações educacionais e oficinas sobre a temática abordada por meio de palestras e encontros presenciais na Escola Parceira. Dessa forma, serão realizadas e discutidas ações que propiciam a melhoria da qualidade de vida da população, a redução dos problemas e de danos decorrentes das doenças e agravos não-transmissíveis (como hipertensão, diabetes, depressão etc.), atividades e ações estas que favoreçam a redução do consumo de medicamentos e aumento de estratégias de nutrição e atividade física. A tabulação e análise dos dados serão realizadas pelos programas Microsoft Excel 2010 e Graphpad Prism 8.0 e. Os dados serão expressos por meio de média ± desvio padrão e submetidos ao teste de Kolmogorov-Smirnov para averiguar a aderência à normalidade. O nível de significância considerado será de 5%.

Data de início: 16/03/2022
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado KAROLINA MACHADO FERREIRA
Aluno Mestrado LUISA MARTINS SIMMER
Coordenador ANA PAULA LIMA LEOPOLDO
Pesquisador DANILO SALES BOCALINI
Técnicos PATRICIA VASCONCELOS FONTANA GASPARINI

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