EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO PARA A PREVENÇÃO AO DOPING NO ESPORTE

Resumo: A Agência Mundial Antidoping (WADA) é uma instituição internacional independente que conta com o apoio e a participação de organizações intergovernamentais, governos, autoridades públicas e outros órgãos públicos e privados que lutam contra o doping no esporte. Dentre suas atividades, estão o desenvolvimento e o incentivo a pesquisas científicas, educação, capacidades contra o doping e monitoramento do Código Mundial Antidopagem, documento que harmoniza as políticas antidopagem em todos os esportes e em todos os países do mundo. De acordo com a agência, a educação é um componente central de qualquer programa que visa prevenir essa prática. Nesse sentido, a WADA destina um departamento apenas para a Educação sobre doping, o qual é responsável por liderar iniciativas educacionais que visam orientar o desenvolvimento de ferramentas e iniciativas para a promoção do esporte limpo. Dentre os objetivos que orientam as ações desenvolvidas pela agência, o presente projeto se respalda naquele que busca informar e melhorar os programas antidoping por meio de pesquisas focadas em entender possíveis estímulos que acabam por manter os atletas limpos e os motivos que levam outros a cometerem doping.
No Brasil, algumas instituições que regem o esporte de auto rendimento do país são responsáveis pelo desenvolvimento de iniciativas nacionais que visam a promoção da educação sobre doping tanto para atletas, quanto para o pessoal de apoio do atleta. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), dentre suas diversas estruturas de ações, destina esforços para a educação e prevenção do doping, orientando e educando os atletas para que essa ameaça seja prevenida. Outra iniciativa consiste no Programa Nacional Antidopagem da Secretaria Especial de Esporte do Governo Federal Brasileiro. Esse programa é responsável por nortear os Planos de Ação das áreas em que a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) atua, objetivando políticas e atuações eficazes contra o doping. O programa é organizado de maneira em que suas áreas de atuação sejam distribuídas em cinco eixos. Dentre eles encontra-se eixo educacional, uma estrutura que orienta, organiza, traduz, produz e comunica conteúdos antidopagem oficiais e atualizados no país. É responsável, também, por fomentar pesquisas e produções científicas nacionais que se debruçam em estudar sobre a temática. Nesse sentido, o projeto proposto possui alguns objetivos que se relacionam com as iniciativas de práticas citadas acima, uma vez que, a partir da percepção de atletas e demais agentes envolvidos no esporte brasileiro, busca mapear os impactos das ações sobre educação antidopagem nesses sujeitos.
No entanto, por mais que hajam esforços voltados para a promoção da educação sobre doping aos atletas brasileiros e pessoal de apoio desses atletas, nota-se uma escassez de iniciativas que visam avaliar se as ações de educação direcionadas a esse público estão, de fato, sendo eficazes e atingindo os objetivos propostos. Neste sentido, desfrutando da agenda de contatos cedidos pela ABCD, agenda essa mais conhecida como Rede Brasileira Antidopagem e integrada por entidades de administração e prática desportiva, tais como comitê de clubes, confederações, federações, comissões de atletas, conselhos profissionais, clubes de qualquer modalidade e qualquer outro que possua por responsabilidade prevenir e erradicar a dopagem no esporte no Brasil, o projeto em questão, ao mapear a percepção tanto de atletas de auto rendimento, quanto os profissionais que dão suporte à esses atletas, apresentará dados concretos sobre o impacto das ações educacionais antidoping destinadas à esse público, sugerindo tanto aquelas que foram bem sucedidas, mas também as possíveis lacunas provenientes dessas ações.

Tendo em vista que a pesquisa contará com a participação de um público de difícil acesso, porém de muita importância do ponto de vista da relevância dos dados, as informações presentes no Banco de Dados que serão apresentadas ao findar deste estudo, contribuirá para que novas produções acadêmicas sejam desenvolvidas. Além disso, possibilitará que os órgãos brasileiros responsáveis pela promoção de ações educacionais antidopagem aproximem-se dos atletas e todos aqueles envolvidos com o desenvolvimento do atleta, avaliando suas respectivas atuações a partir das percepções daqueles que são alvo dessas iniciativas. Permitindo, assim, que novos caminhos sejam traçados com o objetivo de que tanto os atletas, quanto os profissionais que atuam em prol do esporte brasileiro, recebam essa educação de forma íntegra e eficaz.
A realização da presente pesquisa também contribuirá para que o esporte limpo seja promovido no território nacional. De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os princípios responsáveis por garantir o jogo limpo são o da natureza humana, o da justiça e o da saúde do atleta. Ao facilitar o acesso às percepções sobre a educação antidopagem dos atletas e também do pessoal de apoio desses profissionais, será viabilizado o planejamento de novas ações tanto para a autopreservação dos atletas, quanto para a promoção do esporte em iguais condições de disputas para todos.
Além disso, o desenvolvimento do presente projeto também irá impactar positivamente o programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A partir da presente pesquisa, serão facilitados intercâmbios e parcerias com demais instituições de ensino. Além disso, uma rede de contatos poderá ser estabelecida entre a universidade e as agências que regem o esporte nacional, beneficiando o desenvolvimento de futuras pesquisas.
Por fim, a publicação da revisão sistemática da literatura que será realizada através deste estudo, fomentará a integração entre o meio acadêmico e as entidades esportivas. Fornecendo aos acadêmicos que desejam se debruçar sobre o tema, uma análise sobre aquilo que vem sendo produzido tanto literatura nacional, quanto na internacional. Permitindo, assim, que novos estudos sejam desenvolvidos e, consequentemente, algumas lacunas sejam preenchidas.

Data de início: 01/10/2021
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARIANA ZUANETI MARTINS
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910