Instalação do centro de Apoio ao Desenvolvimento do Futebol masculino e feminino no Estado do Espírito Santo (CADEFUT/ES)

Resumo: No Brasil, a produção científica cujo objeto de estudo é o futebol e seus diferentes códigos (e.g., futsal e beach soccer) tem apresentado um crescimento vertiginoso no número de publicações nos últimos anos. Apenas como dados
ilustrativos, inserindo os descritores “brazilian” ou “brazil” e “soccer” ou “futsal” ou “beach soccer” ou “indoor soccer” numa base de dados que reúne importantes
periódicos científicos sobre a temática deste projeto, PubMed/NCI (consulta realizada no dia 16 de Julho de 2021), pode-se verificar que ~75% dos artigos foram publicados
nos últimos cinco (05) anos. Dentre as temáticas emergentes, destaca-se o volume de produções sobre o processo de observação, análise e interpretação do desempenho em
treino e jogo.
A análise do desempenho reporta-se ao estudo do treino e da competição, de modo a quantificar e qualificar a efetividade das suas ações, em todos os seus aspectos (e.g., antropométrico, físico/fisiológico, técnico, tático, psicológico), salientando os fatos e as ações relevantes que contribuem para otimizar o desempenho esportivo, identificando e caracterizando as tendências evolutivas e servindo como um processo de controle e avaliação da prestação esportiva dos (as) jogadores (as) e equipes. Ou seja, é utilizada para investigar o comportamento multidimensional das equipes no que diz respeito às diferentes escalas, de forma bi-direcional, ou seja do nível individual (micro) para o nível coletivo (macro) e vice-versa (CARLING; WILLIAMS; REILLY, 2005;
GROOM; CUSHION; NELSON, 2011). De fato, a análise de jogo contribui para que os processos de tomada de decisão sobre o desempenho dos (as) jogadores (as) e equipes sejam mais assertivos e sequencialmente permite o fornecimento de feedbacks, como parte do processo de coaching.
O desempenho do futebol juvenil é multifacetado e está vinculado ao crescimento físico, maturação biológica, aptidão física, habilidades específicas (técnica, tática) e desenvolvimento psicológico, tudo entrelaçado com o ambiente familiar e esportivo (ABARGHOUEINEJAD et al., 2021). O interesse no crescimento, maturação
biológica e desenvolvimento do adolescente, denominado auxologia, tem uma longa história (TANNER, 1962; CAMERON, 2012) e o jovem atleta, um subgrupo especializado, foi extensivamente estudado (ARMSTRONG; BARKER; MCMANUS,
2017; BAR-OR, 1996). A teoria dos sistemas ecológicos de Bronfenbrenner indica que o desenvolvimento de uma criança deve ser visto como um sistema complexo de
relacionamentos afetados por vários níveis do ambiente circundante; da família e escola, ao ambiente cultural (BRONFENBRENNER, 2005). O crescimento físico, maturação,
desenvolvimento e desempenho dos jovens atletas são governados pelos efeitos conjuntos de sua composição genética e do ambiente que eles desenvolvem
(BERGERON et al., 2015; GUTH; ROTH, 2013). O meio ambiente dos jovens atletas é amplamente reconhecido como vital na identificação e otimização do desempenho dos
jovens atletas, que por sua vez está ligado à exposição contínua ao treinamento sistemático e à competição.
Para entender melhor o processo de desenvolvimento dos(as) jogadores(as) em diferentes ambientes (escolas de esportes, clubes esportivos), níveis competitivos (municipais, estaduais, nacionais) e sexo (meninos/as, homens/mulheres) é necessária uma abordagem holística. A teoria dos sistemas ecológicos de Bronfenbrenner (2005) depende de um conjunto complexo de variáveis emergentes de duas fontes principais: o
jogador (atributos biológicos, habilidade/proficiência no jogo e características psicológicas) e o ambiente (papéis-chave da família, treinador e clube). Desta forma, com o objetivo de analisar o processo de formação de jogadores(as), este estudo recorre a uma abordagem bottom-up (da formação para o alto rendimento), de modo a permitir fornecer informações relevantes, capazes de orientar e auxiliar treinadores(as) na
organização do processo de treinamento, levando em consideração as diferentes categorias etárias e às suas respectivas especificidades.
Questões Norteadoras
Quais variáveis possuem maior contribuição relativa para identificar jovens jogadores(as) de futebol e seus diferentes códigos (futsal, beach soccer) com potencial para a expertise? Como ocorre o processo de desenvolvimento de jogadores(as) dos diferentes códigos do futebol?

O número de participantes mínimo por idade (sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, profissional) e sexo (masculino e feminino) será de 20 jogadores(as). As
coletas de dados serão efetuadas em quatro momentos distintos durante o período de aulas/treinamento (geralmente um ano): pré etapa preparatória, pós etapa preparatória,
durante a etapa competitiva e pós etapa competitiva. Este projeto será desenvolvido durante um período de quatro (04) anos, ou seja, os(as) jogadores(as) serão avaliados
periodicamente (quatro vezes ao ano) durante quatro anos. Durante os períodos de avaliação, os(as) jogadores(as) serão avaliados em seis aspectos: i) antropometria (e.g.,
estatura, massa corporal, densidade corporal, perimetria); ii) maturação biológica (e.g., offset maturacional; radiografia de mão e punho); iii) físico/fisiológico (e.g., velocidade,
força, resistência, carga interna/externa de treinamento/jogos, bem-estar, termografia); iv) habilidade técnica (e.g., passes, controle de bola, domínio, finalização); v)
habilidade tática (e.g., conhecimento declarativo/processual; análise de vídeo; interações interpessoais); v) aspectos psicológicos (e.g., questionários de histórico de
participação esportiva, ambiente de desenvolvimento do talento, clima motivacional, autodeterminação, ansiedade, autonomia). Como variáveis independentes, serão
utilizadas as divisões competitivas (i.e., municipal, estadual, nacional), as categorias de formação i.e., Sub-9 até profissional) e o sexo (i.e., masculino e feminino). Importa
destacar que este projeto abrigará subprojetos de pesquisa relacionados à participação do pesquisador responsável nos Programas de Iniciação Científica e de Pós-Graduação
em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Espera-se com os resultados contribuir para o processo de identificação e desenvolvimento de jogadores(as) de futebol e seus diferentes códigos no Brasil.

Todas as coletas de dados serão realizadas no campo society, na pista de atletismo e no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES). Além disso, poderão ser usados campos de futebol dos clubes parceiros na realização do presente projeto.

Data de início: 01/06/2021
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador RODRIGO LEAL DE QUEIROZ THOMAZ DE AQUINO
Acesso à informação
Transparência Pública

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