Educação Física, Lazer e práticas corporais: análises a partir de perspectivas culturais diversas
Resumo: Este projeto, com título bastante amplo, visa abrir espaço para subprojetos que contemplem o tema da Educação Física, do lazer e das práticas corporais através de diferentes perspectivas, mas que estejam em consonância com a produção e os estudos da coordenadora da pesquisa. Interessa investigar as relações entre lazer e Educação Física tanto no que diz respeito a escola (e que portanto estão no âmbito da Licenciatura), quanto aquelas que se produzem nos espaços extraescolares (relacionadas a formação do Bacharel).
Há alguns anos tenho me dedicado a pesquisar as questões religiosas e suas relações com o corpo e a Educação Física. Nos últimos anos, especificamente, me dediquei a compreender as relações entre lazer e religião, tendo como foco as experiências de jovens evangélicos. O que significa que a abordagem religiosa é uma das perspectivas que desejo continuar abarcando quando menciono, no título do projeto, perspectivas culturais diversas. No entanto, percebi, nos últimos dois anos, a necessidade de expandir o projeto para passar a acolher pesquisas que não estão diretamente relacionadas a religião, mas que encontram respaldo na minha experiência teórica e metodológica de pensar o lazer e as práticas corporais no âmbito da Educação Física.
Este projeto, portanto, visa, como um grande guarda-chuva, acolher intenções de pesquisa de colegas e alunos que tenham como objeto de estudo o lazer, as práticas corporais e a educação física a partir de uma visão das Ciências Humanas e, particularmente, da Antropologia. Nesta esteira de compreensão pretendo estudar e pesquisar o lazer e as práticas corporais das diversas gerações (infância, juventude, vida adulta e velhice), bem como as experiências em diversos lugares e espaços.
Data de início: 01/06/2020
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | ANA CAROLINA CAPELLINI RIGONI |