Tópicos avançados em pesquisa sociocultural em Educação Física

Código: PGEF0214
Curso: Doutorado em Educação Física
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Analisa as principais linhas de investigação de orientação antropológica e sociológica presentes na produção do conhecimento sobre as práticas corporais de movimento. Identifica e discute as principais teorias antropológicas e sociológicas que dão suporte as essas investigações.
Bibliografia:

ALMEIDA, Luciano; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Educação física e linguagem: Aproximações com a hermenêutica Gadameriana. Revista Contrapontos I Eletrônica I Vol. 19 I No 1 I Itajaí I JAN-JUN 2019

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LE BRETON, D. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Casac Naify, 2003.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O corpo como ser no mundo na Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty. Pensar-Revista Eletrônica da FAJE v.6 n.2 (2015)

QUEIROZ E SILVA, Thais; ALMEIDA, Dulce Maria Filgueira; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Diálogos com Thomas Csordas: o paradigma da corporeidade na Educação Física. R. bras. Ciência e Movimento, 2016;

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi. Cuidados de si e embelezamento feminino: fragmentos para uma história do corpo no Brasil. In: SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de (Org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. p. 121-139.

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