Tópicos avançados em pesquisa pedagógica em Educação Física

Código: PGEF0213
Curso: Doutorado em Educação Física
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Trata do debate contemporâneo em torno das teorias pedagógicas da Educação Física, seus princípios filosóficos e sociológicos, bem como, da sua presença na prática pedagógica em Educação Física no Brasil. Analisa as principais linhas de investigação pedagógica desenvolvidas no Brasil.
Bibliografia:

BOSSLE, C,. B.; FRAGA, A., B. A racionalidade biomédica desportiva e a materialização do fazer científico na matriz curricular do curso de Educação Física da UFRGS. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 3, 877-888, jul./set. 2016.

COLAGRAI, A. C.; BARREIRA, J.; NASCIMENTO, F. T.; FERNANDES, P. T. Saúde e transtorno mental no atleta de alto rendimento mapeamento dos artigos científicos internacionais. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28008, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.118845. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/118845. Acesso em: 6 set. 2022.

ESPÍRITO-SANTO, G. D., et al. Desigualdades interseccionais nos programas de pós-graduação stricto sensu em educação física. Educação e Pesquisa, 49, 2023, e252722. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252722

FERREIRA, H. J., LUGUETTI, C. N., & KIRK, D. (2023). Precariedade e a necessidade de pedagogias críticas afetivas na Educação Física: lições aprendidas com dois estudos de caso no Brasil. Motrivivência, 35(66), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e95527

JESUS, I. C. DE; RODRIGUES, G. C. L. Educação Física na escola indígena dos Borari da terra indígena Maró. Motrivivência, (Florianópolis), v. 34, n. 65, p. 01-22, 2022. Universidade Federal de Santa Catarina

MENEZES, V. G. ; CARVALHO, L. O. ; TASHIRO, T. ; HONORATO, T . Políticas públicas de esporte e lazer na cidade: não só de pista de skate, vive o skatista de Recife-PE. Revista Licere , v. 22, p. 517-536, 2019.

NEIRA, M. G. . Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 28, p. e40779, 2022.

ORLANDO, A. G., TEIXEIRA, F. C., OLIVEIRA, V. M. DE, KRAVCHYCHYN, C., SOUZA, J. DE, & BARBOSA RINALDI, I. P. (2019). A Teoria Sociológica de Norbert Elias e a Produção Científica em Educação Física no Brasil: Uma Revisão Sistemática. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(4), 567–591. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16281

RAMSON RAMM, A., & DA SILVA CAMARGO, M. C. (2023). O estado do conhecimento sobre Educação Física e as infâncias nas escolas do campo. Motrivivência, 35(66), 1–19. https://doi.org/ 10.5007/2175-8042.2023.e95164

REIS, R.A.M., et al. Go Tani e sua influência no campo da cinesiologia no contexto científico brasieiro. Journal of Physical Education, 33(1), e-3333. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v33i1.3333

ROCHA JUNIOR, C.P,; SOARES, A., J., G. Percepções e análises sobre o uso da história no Coletivo de Autores. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. 2018.

SANTOS DA CONCEIÇÃO, V. J.; MOLINA NETO, V.; KRUG, H. N. Complexidade da cultura escolar: ele mentos dialógicos na prática educativa. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 01–15, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i2.56575.

VASQUES, D. G., & WITTIZORECKI, E. S. (2023). Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola: uma análise configuracional nos entornos da Educação Física. Motrivivência, 35(66), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e91290 (06)


Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910