Pedagogia Crítica da Educação Física nas Américas
Código: PGEF0058
Curso: Mestrado em Educação Física
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa:
A disciplina discute movimentos de crítica e renovação da Educação Física em países da América Latina. Compara, além disso, as experiências dos "países vizinhos" com a realidade brasileira. A reflexão sobre o desenvolvimento do conhecimento socialmente crítico nos países do continente permite problematizar a constituição de um pensamento crítico na/da Educação Física na/da América Latina.
Bibliografia:
Almeida, F. Q. (2021). Organismo, corpo e linguagem na “Educación Corporal”: “una mirada” crítica. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, 19, e0210019, pp. 1-19. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8661452
Almeida, F. Q., & Eusse, K. L. (2020) Renovação da Educação Física na América Latina: experiências desde o Chile, a Colômbia e a Argentina. In I. P. Filgueiras & D. T. Maldonado (Eds.), Currículo e prática pedagógica de Educação Física Escolar na América Latina (pp. 15-28). Curitiba: Editora CRV.
Almeida, F. Q., & Eusse, K. L. G. (2018). Educação Corporal: uma análise comparada entre a Colômbia e Argentina. Educación Física y Ciencia, 20, 1-14. (http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2314-256120...)
Almeida, F. Q., & Moreno, A. D. (2020). Educação Física crítica e epistemologia: uma análise comparada entre Brasil e Chile. Poiésis, 14(25), 71-84. DOI:10.19177/prppge.v14e25202071-84
Ballestrin, L. (2013). América Latina e o giro decolonial. Decolonial turn and Latin America. Revista Brasileira de Ciência Política, 11, 89-117. Acessível em https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/DxkN3kQ3XdYYPbwwXH55jhv/
Bracht, V. (2014). Traçados analíticos e esforços de autointerpretação: uma Entrevista com Valter Bracht. In I. M. Gomes & F. Q. de Almeida (Eds.), Valter Bracht e a Educação Física: um pensamento em movimento (pp. 239-315). Ijuí: Unijuí.
Bracht, V. (2015). Articulando as verias latino-americanas da Educação Física. In: A. M. Silva & V. M. Bedoya (Eds.), Formação profissional em Educação Física na América Latina: encontros, diversidades e desafios (pp. 15-18). Jundiaí: Paco Editorial.
Bracht, V. (2016). Educação Física escolar na América Latina. In P. C. C. Silva, A. G. Gerez, A. C. S. Nascimento, B. O. Silva, F. L. Loureiro, F. Q. de Almeida, G. C. Machado, I. M. Gomes, J. M. da Costa, L. Moro, M. A. D. G. da Costa & S. Rechia (Eds.), Territorialidade e diversidade regional no Brasil e na América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte (pp. 71-97). Florianópolis: Tribo da Ilha.
Bracht, V., & Crisorio, R. (2003). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados.
Devís-Devís, J. (2012). La investigación sociocrítica en la Educación Física. Estudios Pedagógicos, 38(especial), 125-153.
Crisorio, R. (2013). Educación Corporal. Cadernos de Formação da RBCE, Florianópolis, 9-19.
Eusse, K. L., Almeida, F. Q., & Bracht, V. (2021). Crítica e renovação da Educação Física colombiana: uma comparação com Brasil. Movimento, 27, 1-16. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.105572
Galak, E. (2013). Paradojas de la epistemología de la Educación Física Argentina: verdad, identidad y doxa en la formación superior. In I. M. Gomes, F. Q. Almeida & E. L. Velozo (Eds.), Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos para a Educação Física (pp. 193-220). Petrópolis: Nova Petrópolis.
Giménez, R. R. (2013). Enseñanza de la epistemología en la formación de grado y posgrado em Educación Física: reflexiones a partir de la experiencia uruguaya. In I. M. Gomes, F. Q. Almeida & E. L. Velozo (Eds.), Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos para a Educação Física (pp. 167-192). Petrópolis: Nova Petrópolis.
Gomes, I. M., Galak, E., Almeida, F. Q., & Gómez, W. M. (2019). Sentidos y prácticas sobre la educación y los usos del cuerpo: intercambios académicos entre Argentina, Brasil, Colombia y Uruguay. La Plata/Vitória: Editora da UNLP/Editora da UFES.
Lara, L., Souza, V. F. M., & Miranda, A. C. M. (2019). Educação Física e cultura na América Latina. Maringá: Eduem.
Moreno, A. D. (2018a). La educación física chilena en educación básica: una caracterización crítica. Revista da Alesde, 9(2), 65-78. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v9i2.61261
Rosengardt, R. (2014). Valter Bracht y nosotros. Crónica de una vida anunciada. In I. M. Gomes & F. Q. de Almeida (Eds.), Valter Bracht e a Educação Física: um pensamento em movimento (pp. 174-193). Ijuí: Unijuí.
Silva, A. M., & Bedoya, V. M. (2017) Educação Física na América Latina: currículos e horizontes formativos. Jundiaí: Paco Editorial.
Toro, S. A. (2006). Conocimiento y motricidad humana, aproximaciones y desafíos. Pensamiento Educativo, 38, 62-74. Acessível em: http://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/pel/article/view/24007