Didática do Ensino Superior: diálogos com a Educação Física

Código: PGEF0055
Curso: Doutorado em Educação Física
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa:

Processo de Ensino e aprendizagem no ensino superior em Educação Física. Pedagogia universitária e Educação Física. Abordagens e fundamentos do processo de formação universitária. Relação professor-aluno-conhecimento: perspectivas epistemológicas. Planejamento de ensino. Metodologia e didática: construção de proposta alternativa de ensino.


Bibliografia:

ÁVILA, Cristina D’ávila; Veiga, Ilma Passos (Orgs.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. São Paulo: Papirus, 2013.

CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRAHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007.

LONGAREZI, Andréa; PIMENTA, Selma; PUENTES, Roberto (Orgs.). Didática Crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023.

PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonismos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.


Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910