Metodologia da Pesquisa em Educação Física

Código: PGEF0017
Curso: Mestrado em Educação Física
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. A pesquisa em história, formação docente, currículo e cotidiano em educação física e esporte. Recursos teórico-metodológicos de observação do cotidiano. Normalização e produção da dissertação como texto científico.
Bibliografia: ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. A. (Org.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

BLOCH, M. Apologia da história: ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 16, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

PIRES, A. P. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J. P.; GROULX, L. H.; LAPERRIERE, A.; MAYER. R.; PIRES, A. P. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

SAMAIN, E. Como pensam e imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

SARMENTO, M. J. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, R. T.; GARANHANI, M. C. (Org.). Sociologia da Infância e a formação de professores. Curitiba: PUCPRess, 2013.

THOMAS, J. R. et al; PETERSEN, RDS (trad.). Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910