NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

Nome: GILBERTO CABRAL DE MENDONÇA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/04/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSÉ FRANCISCO BERNARDINO FREITAS Examinador Interno
MOACYR CERQUEIRA CALADO Examinador Externo
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Externo
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador

Resumo: Esta investigação busca analisar e interpretar as experiências profissionais dos docentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), considerando desde a formação inicial e continuada até as práticas pedagógicas atuais nas aulas de Educação Física no ensino técnico integrado. No que se refere à orientação teórico-metodológica, a pesquisa foi baseada na etnometodologia que contribuiu para compreender melhor as ações e interações mobilizadas pelos professores, com base nas suas experiências profissionais. Para isso, recorreu-se como instrumento para o trabalho de campo à entrevista narrativa individual. Por meio deste instrumento, houve entrevista a sete professores, o que tornou possível identificar experiências profissionais construídas desde a formação inicial, passando pela formação continuada ao longo da carreira docente. Incluem experiências construídas na transição do trabalho anteriormente e já como profissional do Ifes. Mediante as transcrições das entrevistas, foi possível configurar cinco eixos de análise: o lugar da experiência no trabalho docente; a paixão pelo ensino; o contexto do Instituto Federal do Espírito Santo na constituição das identidades docentes; o esporte; o ensino técnico integrado. Baseando-se nas teorias da sociologia da experiência de formação docente, identidade docente, do ensino médio integrado e a Educação Física nesse contexto, a análise dos dados evidenciou que as experiências antes do ingresso no Ifes, e mesmo no processo de formação inicial, são muito diferenciadas. A formação continuada é marcante para os professores e se dá desde as necessidades surgidas na prática docente. As experiências mais frequentes são no esporte, fato que continua relevante no ensino técnico integrado da instituição, tanto no que se refere às escolhas e ao processo de hierarquização dos conteúdos da Educação Física, de acordo com a importância a ele atribuído, quanto nas relações com os projetos desenvolvidos no ensino, pesquisa e extensão. As trajetórias relacionadas às experiências esportivas, apontadas pelos professores, são as mais significativas na carreira. Porém, o tratamento pedagógico difere entre os professores, o que demostra um interesse em trabalhar o esporte numa perspectiva que supere a racionalidade técnica do ensino. As experiências passam por outras funções além da sala de aula tradicional, passam por diferentes cargos, como direção-geral, gerência de ensino e coordenação, o que amplia o conhecimento sobre a instituição. Constata-se, ainda, que existe uma grande dificuldade em trabalhar a Educação Física dentro da proposta do ensino técnico integrado, dificuldade identificada também em outras áreas do saber no Instituto Federal do Espírito Santo. Conclui-se, então, que as experiências profissionais mais significativas dos professores de Educação Física no ensino técnico integrado no Ifes estão no contexto do esporte. Outras funções administrativas na instituição marcam também a trajetória dos professores. A integração entre o ensino médio e o ensino profissionalizante permanece como um grande desafio para o Instituto Federal do Espírito Santo.

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