"NO BALANÇO DO FUNK: AS TENSÕES QUE ENVOLVEM O RITMO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR"
Nome: FERNANDA XAVIER MACHADO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/08/2015
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA | Orientador |
IVAN MARCELO GOMES | Co-orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA | Orientador |
IVAN MARCELO GOMES | Coorientador |
ROSALVO LUIS SAWITZKI | Examinador Externo |
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA | Examinador Externo |
Resumo: O objetivo deste estudo foi entender os elementos que dão visibilidade e invisibilidade ao funk dentro de um ambiente escolar. Para tanto, esta pesquisa desenvolveu-se em uma escola de um bairro periférico do município de Serra (Espírito Santo). O método adotado teve um caráter etnográfico, sendo os dados coletados através de observações diretas e indiretas, registros em diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Tais procedimentos foram aplicados com os sujeitos centrais da investigação, representados nas figuras dos alunos e do corpo docente. Os resultados mostraram a existência de conflitos e entraves dentro da escola investigada, no que se refere à sua relação com o funk.