"NO BALANÇO DO FUNK: AS TENSÕES QUE ENVOLVEM O RITMO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR"
Nome: Fernanda Xavier Machado
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/08/2015
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
Felipe Quintão de Almeida | Orientador |
Ivan Marcelo Gomes | Co-orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
Felipe Quintão de Almeida | Orientador |
Ivan Marcelo Gomes | Coorientador |
Rosalvo Luis Sawitzki | Examinador Externo |
Ueberson Ribeiro Almeida | Examinador Externo |
Resumo: O objetivo deste estudo foi entender os elementos que dão visibilidade e invisibilidade ao funk dentro de um ambiente escolar. Para tanto, esta pesquisa desenvolveu-se em uma escola de um bairro periférico do município de Serra (Espírito Santo). O método adotado teve um caráter etnográfico, sendo os dados coletados através de observações diretas e indiretas, registros em diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Tais procedimentos foram aplicados com os sujeitos centrais da investigação, representados nas figuras dos alunos e do corpo docente. Os resultados mostraram a existência de conflitos e entraves dentro da escola investigada, no que se refere à sua relação com o funk.