"Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da Educação Física com a EI"
Nome: LIVIA CARVALHO DE ASSIS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/05/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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ANDRÉ DA SILVA MELLO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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AMARÍLIO FERREIRA NETO | Examinador Interno |
ANDRÉ DA SILVA MELLO | Orientador |
NEIDE DE AQUINO NOFFS | Examinador Externo |
WAGNER DOS SANTOS | Examinador Interno |
Resumo: Esta dissertação tem por objeto de estudo a síntese integradora de pesquisas que utilizam a Sociologia da Infância e/ou os Estudos com o Cotidiano como referenciais epistemológico e teórico-metodológico para a intervenção da Educação Física com a educação infantil. Esses referenciais, nas pesquisas analisadas, buscam compreender as crianças como sujeito de direitos, praticantes do cotidiano, produtoras de cultura e protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem empreendidos pela escola. O objetivo central é analisar essas pesquisas em um quadro interpretativo mais amplo, formulando sínteses integradoras que possibilitem construir uma perspectiva pedagógica para intervenção da Educação Física com a educação infantil. Para tanto, adota a Metassíntese Qualitativa (MQ) como pressuposto metodológico. A MQ busca fortalecer o papel dos estudos qualitativos, ampliando as traduções interpretativas dos textos analisados. Utiliza como fonte treze estudos publicados em forma de tese, dissertação, artigo e capítulo de livro que dialogam com a Sociologia da Infância e/ou com os Estudos com o Cotidiano. Adota a Análise de Conteúdo no processo de interpretação dos dados abordados nas dimensões contextual e temática. Em relação à dimensão contextual, realiza análises bibliométricas dos textos. Quanto à dimensão temática, estabelece quatro eixos de reflexão: concepção de criança, conteúdo de ensino, metodologia e avaliação. Com base na interpretação desses eixos, propõe uma síntese integradora para a constituição de uma perspectiva pedagógica não sistematizada para a intervenção da Educação Física com a educação infantil, que considera a centralidade das crianças nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos por essa área do conhecimento.